6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

CARRO ELÉTRICO AUTÔNOMO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Eficiência Energética, Autonomocidade , Veículos Elétricos

Os cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica do Campus São Bento do Sul, possuem como uma das linhas de pesquisa a eficiência energética automotiva, a qual se consolidou nesses cursos, com base em pesquisas que iniciaram no ano de 2010, cujo propósito era melhorar a eficiência energética dos veículos movidos a motores de combustão interna. No decorrer dos anos os estudos e pesquisas realizadas, proporcionaram o direcionamento dos trabalhos para o desenvolvimento de veículos movidos a energia elétrica. No ano de 2016 a equipe de eficiência energética iniciou o projeto de um veículo movido a energia elétrica, tendo o primeiro protótipo produzido em 2017. Já em 2018, com vistas a melhoria da eficiência energética do veículo, a equipe projetou e realizou simulações em software de uma carenagem apropriada em termos de eficiência. Os resultados dos testes de performance aerodinâmica da carenagem realizados em software, evidenciaram que a aerodinâmica da carenagem projetada, proporciona bom escoamento do ar e consequentemente menor arrasto aerodinâmico do carro. Esse resultado estimulou a equipe a continuar o projeto com o intuito de melhorar a eficiência do veículo. Dessa forma, para o ano de 2019, o projeto objetiva implementar a carenagem que foi projetada no ano anterior e realizar pesquisas com intuito identificar tecnologias que poderão ser aplicadas no projeto, para viabilizar a autonomocidade do veículo elétrico no que tange a dirigibilidade, acompanhando assim a tendência mundial de desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos. A metodologia adotada para a implementação da carenagem, foi a prototipação com a utilização de impressora 3D e posterior construção do modelo em dimensões reais para laminação. Já com relação a autonomocidade adotou a pesquisa bibliográfica e tecnológica junto a fabricantes de sensores e sistemas de controle. Como principais resultados alcançados do projeto, temos a conclusão da fabricação em dimensões reais do modelo que será utilizado para laminação da carenagem, e a definição dos sensores e sistemas de controle que serão utilizados no projeto para autonomocidade do veículo protótipo no que tange a dirigibilidade. Os resultados dessa pesquisa até o presente, indicam que a carenagem poderá ampliar significativamente a eficiência do veículo, uma vez que o modelo construído reproduz o que foi projetado e simulado em software. Além disso, a equipe conseguiu por meio das pesquisas realizadas, conhecer e compreender o princípio de funcionamento das tecnologias e sistemas que poderão viabilizar o desenvolvimento do projeto da direção autônoma do veículo.

Apoio / Parcerias: Mecânica Rodometal Ltda BAT Soluções em Eletricidade Ltda M

ISSN: ISSN: 1808-1665