6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

Design Participativo como estratégia de educação ambiental em escolas da rede pública de Joinville

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Participação, Educação Ambiental

A proposta, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é um projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. A proposta está associada: (i) ao projeto ‘Ethos: Design e Relações de Uso’ (do Programa de Pós-Graduação em Design) cujas pesquisas são centradas em pessoas/usuários, cultura da participação, sustentabilidade e educação entre outros; e (ii) ao Instituto Caranguejo de Educação Ambiental, orientado para o design e a educação ambiental (INSTITUTO CARANGUEJO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Web) É relevante em virtude da instrumentalização/capacitação de professores para o uso da animação em atividades de educação ambiental. A metodologia considerou etapas do processo ‘Design for Change’ (DFC), “uma adaptação do pensamento próprio da área do design e parte da premissa que o futuro precisa de cidadãos atuantes para transformação da realidade em que vivem; nesta perspectiva, a criança de hoje precisa ser capacitada (em termos de competências, habilidades e atitudes) para ser a mudança que deseja” (CHAVES et al, 2019). Para Sanders e Stappers (2008), abordagens participativas de design (caso do DFC) consideram o participante como especialista de sua experiência atuando significativamente na compreensão do problema, sessões generativas e validações; já o papel do designer-pesquisador é facilitar/mediar a participação por meio de ferramentas de suporte à ideação e expressão para que participantes, fundamentados em suas experiências, gerem insights; (EVERLING, et al. 2018). Com esta compreensão, o bolsista atuou como ‘designer-pesquisador-mediador’ (no levantamento de informações e no processo criativo) e como ‘designer-sintetizador-desenvolvedor’ para a concretização das ideias. Os resultados abrangem: (i) diagnóstico das oportunidades associadas ao Instituto e à escolas da rede de ensino (Joinville) alicerçado na rotina da organização e das suas práticas com professores; (ii) proposição de metodologia específica às atividades do Instituto, fundamentada na criatividade coletiva da equipe e atuação do bolsista como ‘designer-pesquisador-mediador’, bem como, ‘designer-sintetizador-desenvolvedor’; e (iii) desenvolvimento de quatro animações para educação ambiental destinadas aos professores da rede pública de ensino. Referências: CHAVES, Henrique; EVERLING, Marli T.; XAVIER, José; MENDES, Viviane; TAVARES, João. Design Participativo para o desenvolvimento de ferramenta de educação ambiental destinada para Professores do ensino fundamental; "Design, Participação e Engajamento Como Estratégias para Qualificar Relações de Uso em Abordagens de Design no mbito do Projeto ETHOS", p. 178-192 . In: São Paulo: Blucher, 2018. INSTITUTO CARANGUEJO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em www.caranguejo.org.br

Apoio / Parcerias: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq pelo financiamento do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Instituto Caranguejo de Educação Ambiental. Escolas da rede pública de ensino.

ISSN: ISSN: 1808-1665