6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

O IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO SEGMENTO DE EVENTOS NOS DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE JOINVILLE/SC NO ANO DE 2018

Palavras-chave: Eventos, Impacto, Joinville

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como o segmento de turismo de negócios e eventos vem se constituindo como um importante agente para o desenvolvimento socioeconômico nos destinos turísticos. Para tanto, o presente trabalho analisa apresenta o resultado daa experiência da cidade de Joinville, através de uma pesquisa em desenvolvimento pela Universidade da Região de Joinville - Univille em parceria com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau aplicada nos maioresem 5 eventos ocorridos na cidade, em 2018. O objetivo da pesquisa é de identificar , através da aplicação de questionários, o perfil socioeconômico dos participantes de eventos na cidade e o impacto na economia local bem como a imagem do destino a partir do olhar do visitante. Para tanto, foi realizada uma abordagem mista (quali e quantitativa) aos participantes de eventos. A abordagem qualitativa se dará deu com a utilização de técnicas apropriadas, sendo estas a realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos atores diretamente envolvidos com a captação e organização de eventos no município, a análise documentos já existentes relacionados ao turismo e aos eventos do município e também a avaliação diagnóstica dos atrativos e equipamentos de Joinville (hospedagem, gastronomia, comércio, transporte urbano, serviço de táxi, sinalização, limpeza pública, atividade noturna, parques, praças e áreas naturais, museus e espaços históricos, entretenimento, local de realização do evento, parques temáticos e lazer). Para a análise do enfoque quantitativo, será foi aplicado um questionário composto de afirmações que busquem identificar os impactos socioeconômicos gerados pelos eventos, bem como o perfil dos participantes do evento no município, sendo aplicados 514 questionários com os participantes dos eventos. A partir da análise dos resultados preliminares da pesquisa, foi possível evidenciar uma maior necessidade de interação entre os participantes dos eventos com atrativos turísticos existentes no destino. Este fator se deu em razão da permanência da maioria dos participantes no local do evento durante toda a sua programação, não permitindo, com isso, que os turistas de eventos pudessem ter uma maior percepção da cidade. Tais observações, evidenciadas nesta pesquisa, são de extrema relevância para balizar o processo de desenvolvimento do segmento de turismo de negócios e eventos nos destinos, uma vez que os resultados de trabalhos de campo similares possibilitam uma maior legitimidade junto à formatação do produto turístico local.

Apoio / Parcerias: FAPESC

ISSN: ISSN: 1808-1665