6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

O uso de tecnologia educacional aberta para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante em disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Tecnologia educacional, Semipresencial, Aprendizagem

O projeto “O uso de tecnologia educacional aberta para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante em disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial” - TEASEMI - tem como objeto o ensino semipresencial da UNIVILLE Campus São Bento do Sul, com foco no uso de tecnologias educacionais gratuitas. O objetivo geral consiste em avaliar a implementação de ferramentas de tecnologia educacional gratuita e metodologias ativas a fim de verificar a evolução na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis. As etapas do projeto se dividem em: a) pesquisa bibliográfica sobre as metodologias ativas; b) pesquisa documental sobre as tecnologias educacionais gratuitas; c) planejamento das aulas inserindo as tecnologias educacionais gratuitas selecionadas e testadas; d) aplicação de tecnologias educacionais gratuitas em duas disciplinas do curso de Ciências Contábeis da UNIVILLE; e) aplicação de instrumento de avaliação da aprendizagem junto aos estudantes das turmas de primeiro ano do curso participante; f) observação e registro da aprendizagem por meio de diários de campo; h) análise qualitativa dos diários de campo. Com o levantamento e estudo das tecnologias educacionais gratuitas, foram selecionadas as seguintes, para implantação: Infogram, Mindomo, Lumen5, Gobrunch e StoryboardThat. Tais ferramentas foram aplicadas nas aulas online das disciplinas com carga horária semipresencial de Teoria da Contabilidade e Língua Portuguesa. Os resultados prévios sinalizam uma boa aceitação das ferramentas tecnológicas e aumento do interesse dos estudantes para desenvolvimento das atividades. No entanto, quando se trata da interação entre professor e estudantes ou da interação entre os estudantes, em trabalhos em equipe, existem ferramentas mais apropriadas para isso, ou seja, não são todas que promovem essa interação. Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas por si só não garante uma aprendizagem online eficaz, pois para isso é necessária a correta seleção dos materiais que subsidiarão a construção das atividades, como as leituras e vídeos. Adicionalmente, foi possível identificar avaliações bem diferentes entre os estudantes para uma mesma atividade, o que evidencia a importância da existência de competência digital do estudante para um melhor aproveitamento das aulas online.

ISSN: ISSN: 1808-1665