6ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 21/10/2019 à 25/10/2019

A PERSONALIZAÇÃO DO CONTEÚDO PARA PÚBLICOS ESPECÍFICOS ATRAVÉS DO PODCAST: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO MEDIAR.

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Podcast, midia - educacao, produção de conteudo

O podcasting é um processo de compartilhamento de mídia que surgiu e se expandiu na Internet, onde cada usuário tem uma enorme facilidade para gerar, compartilhar e acessar conteúdo de acordo com suas preferências. Esse cenário cria a necessidade e a oportunidade da personalização do marketing para nichos específicos. O projeto busca através da análise dos ouvintes de podcasting e do estudo de caso do Projeto MEDIAR, avaliar o fenômeno da produção e consumo de programas podcast e compreender como o marketing de conteúdo pode ser direcionado para grupos segmentados de consumidores. Essa pesquisa objetiva contribuir para que publicitários possam compreender o perfil dos ouvintes de programas podcast ao elaborar estratégias de marketing. Foi realizado um comparativo histórico com informações de autores que abordam temas sobre a evolução da Comunicação, o aparecimento de novas mídias e a formação de comunidades virtuais, chegando ao aparecimento dos programas Podcasts; e um comparativo sobre o surgimento, o crescimento e as características desses, com a necessidade e surgimento dos processos de marketing de conteúdo: utilizando livros, artigos e sites. Também foi realizada uma pesquisa exploratória sobre o Projeto MEDIAR, que analisou como a mídia pode ser utilizada como disseminadora de assuntos sociais de cunho educativo, que nesse caso, busca despertar nos estudantes de Ensino Médio, o interesse pela comunicação e conectar a Universidade à sociedade. Posterior à utilização desse método, será aplicada uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo, que será seguida de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, ambos utilizando questionários online como instrumento de coleta de dados. O questionário quantitativo foi aplicado em ambientes no Facebook que reúnem ouvintes e produtores de Podcast: com 1.016.075 pessoas do grupo Podcasters BR e das páginas os três programas podcasts com maior audiência. A fim de captar maior sensibilidade acerca do assunto, também será realizado um questionário de caráter qualitativo exploratório, com uma amostra de 5 produtores de programas podcast e após a gravação das oficinas do projeto MEDIAR, também será aplicado o mesmo questionário à 5 estudantes do Ensino Médio, participantes do projeto. Os benefícios de participar de uma pesquisa científica incluem a contribuição para o desenvolvimento de novas descobertas, que enriquecem e colaboram para o presente e futuros trabalhos de cunho científico, assim como levam o participante a aprimorar sua visão crítica quanto ao assunto trabalhado.

ISSN: ISSN: 1808-1665