7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST
De 25/11/2020 à 03/12/2020
Carisma Ambiental e suas Ligações com o Design / Arte Ambiental
- Gustavo Teixeira, Graduando, gus.teixeira00@gmail.com
- Maria Clara Jacon, Graduando, mariajacon@gmail.com
- José Francisco P. Xavier, Ensino Médio, chicolam@gmail.com
- viviane Cris Mendes Xavier, Graduando, viviancrislam@gmail.com
- MARLI TERESINHA EVERLING, Dr(a), marli.everling@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Personagens , Design, Educação Ambiental
O projeto ‘Carisma Ambiental e suas Ligações com o Design’ é uma atividade de pesquisa técnica para a criação de artes de personagens como auxílio para o jogo Route Raiders. O jogo instiga o público a explorar e conhecer pontos turísticos de diversas cidades, com auxílio do sistema GPS para smartphone. A proposta é desenvolvida com a participação de três bolsistas sob a supervisão dos coordenadores do Projeto 'Desenho Ambiental' e 'Ethos - Design e Relações de Uso', bem como, dos diretores do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental'. O objetivo é atuar de forma artística e técnica na produção dos personagens, se adequando aos perfis psicológicos de personalidade e espaço em que vivem. Intenciona-se, ainda, maior imersão do usuário com o aplicativo, atentando ao uso dinâmico durante o jogo através do entretenimento de interação com os personagens. Para o desenvolvimento da proposta foi usada a metodologia Design para Poéticas Ambientais, que tem como etapas ‘Ambientar’, ‘Roteirizar’, ‘Produzir’ e ‘Colaborar’. A etapa 'Ambientar' consiste no reconhecimento do ambiente selecionado, além de estudar referências vindas da região, ou até mesmo conteúdos e personagens populares da cultura POP; a etapa 'Roteirizar' abrange o delineamento do perfil psicológico e das primeiras ideias referentes a cada personagem são criadas para se trazer a sua essência; a etapa 'Produzir' inicia com o desenvolvimento que é feito de maneira digital utilizando programas de desenho para criar as artes dos personagens (A ordem de criação do desenho é rascunho > arte final > colorização). A etapa 'Colaborar' é a última etapa e consiste no compartilhamento e publicação do jogo para feedbacks e críticas construtivas. Essa fase no projeto foi feita entre as etapas de Roteirização e Produção, de forma colaborativa entre nós e a equipe de psicologia que atuou na produção psicológica dos personagens. Os resultados e conclusões abrangem o desenvolvimento de 150 personagens que foram categorizados por cidades; para cada cidade estabeleceu-se o número de 15 personagens. Em termos de desenvolvimento foram priorizadas as cidades de Joinville e Itapoá, gerando um total de 30 desenhos completos originais.
Apoio / Parcerias: PIBIC - CNPq
Uniedu - SC
Universidade da Região de Joinville
Projeto de Extensão Desenho Ambiental
Projeto Ethos - Design e Relações de Uso (PPGDesign)
Instituto Caranguejo de Educação Ambiental
ISSN: 1808-1665