7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

ARTE E DESIGN: FENÔMENOS CRIATIVOS DIGITAIS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ARTE E DESIGN, FENOMENOS CRIATIVOS DIGITAIS, CONTEMPORANEIDADE

Considerando-se as atuais possibilidades de produção e veiculação de processos e produtos artísticos, pelas mídias digitais, a investigação indagou “Como definir/conceituar esse fenômeno criativo que se desdobra por meio da mídias tecnológicas digitais?” A pesquisa apresentada objetivou mapear os principais fenômenos criativos que estão presentes em mídias digitais, para a partir deste levantamento, conceituá-los e verificar sua pertinência ou filiação a algum ‘’Movimento Artístico’’ da Arte Contemporânea. O recorte de pesquisa engloba a arte visual digital, compartilhada principalmente pelas mídias tecnológicas Instagram e Youtube. A metodologia utilizada incluiu uma pesquisa prática de coleta de imagens, acessando as mídias supracitadas e incorpora o levantamento de dados relativos a quantidades e localidades de postagens. A arte contemporânea, bem como seus princípios de Hibridismo, Pluralismo e Apropriação, são elevados ao extremo com a mídia digital servindo de suporte para estes fenômenos criativos. É notável a importância do conhecimento destes fenômenos pois fazem parte de nossa cultura atual, refletindo os temas que estamos vivenciando e criando um patrimônio criativo acessível por todos que estão conectados a rede. O principal resultado da pesquisa refere-se a um relatório referindo os principais fenômenos criativos que ocorrem por meio de mídias digitais, contendo sua definição e principais características em consonância com a arte contemporânea. Em termos conclusivos, entendeu-se que, antes da era da internet, artistas críticos determinavam o valor da arte. Hoje em dia, porém, o Instagram está sendo usado para descobrir, promover e criticar arte. Com a nova plataforma (que compõe-se primariamente de redes sociais) indivíduos podem iniciar trends artísticas sem nenhuma necessidade de distinção acadêmica e/ou de natureza elitizada, sendo esses sustentados apenas pela validação das massas por meio de métodos unicamente proporcionados pela internet, como por exemplo: compartilhamentos, curtidas, inscrições, etc.

ISSN: 1808-1665