7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

RESULTADOS DO PROJETO GAME ON 2020

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: virtualização, estratégias, engajamento

O Projeto Game On, em 2020, completou dois anos de implementação e atividades. A cada ano, novos desafios e muitas transformações. Muitos acadêmicos e acadêmicas já passaram pelo projeto, e este ano fizeram parte da equipe, além do coordenador e dos quatro professores, dois bolsistas de extensão e oito bolsistas do Art. 170. O objetivo do projeto é planejar, desenvolver e implementar estratégias e atividades de ensino gamificadas, a partir de demandas oriundas de professores atuantes nas redes pública e privada de ensino, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento da criatividade, emancipação, desenvolvimento técnico e qualificação dos estudantes. Para isso, o projeto trabalha a integração do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Como resultados das ações de pesquisa, tem-se: publicação de artigo em revista qualis A e no evento GKA EDUTECH; envio de resumo para o VII Fiepe e de artigo para publicação em coletânea de artigos sobre gamificação; envio de projeto para o edital Pesquisa Universal FAPESC. Como resultados das ações de ensino, tem-se: participação na formação docente Unintegra de fevereiro e junho, e do workshop de boas práticas na virtualização, promovidos pelo Centro de Inovação Pedagógica; realização de workshop em quatro turmas do curso de graduação em Design; realização de workshop em disciplina do Programa de Doutorado em Saúde e Meio Ambiente da Univille; realização de workshop em disciplina de extensão do Curso de Educação Quilombola; práticas de gamificação em disciplinas dos cursos de Farmácia e Naturologia. Como resultados das ações de extensão, tem-se: palestra em evento promovido pelo Núcleo de Educação da ACIJ; lançamento do desafio “Mascote Game On” na Plataforma Cria Junto; lançamento do jogo “Clãs Game On”, na rede social Instagram; desenvolvimento de proposta de jogo interativo “SFS Sustentável” com o Colégio Univille de São Francisco do Sul; desenvolvimento de estratégias de gamificação para o desafio “O Futuro que Queremos”, promovido pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; desenvolvimento do jogo “Proteja uma criança” para a Polícia Civil de SC; desenvolvimento de estratégias de gamificação para professora do Colégio dos Santos Anjos. Apesar das perspectivas iniciais negativas frente à pandemia, estas levaram a mudanças de rumo e o Projeto Game On se reinventou rapidamente, conseguindo atender as metas planejadas por meio de adaptações e repactuações com as comunidades envolvidas. Para este ano, avançando para 2021, temos a expectativa para o edital FAPESC e a oferta de produtos associados ao projeto como prestação de serviços.

ISSN: 1808-1665