7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

A IMPORTÂNCIA DE MANTER-SE ATIVO E TER HÁBITOS SAUDÁVEIS EM CASA DURANTE O PERÍODO DE QUARENTENA DO CORONAVÍRUS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul

Palavras-chave: Natação, Quarentena, Crianças

A pandemia do COVID-19 tem deixado diversos ambientes incomum, e para o projeto de Extensão Natação na Escola: Saúde e Educação (NATESC) não foi diferente. Esse escolheu mecanismos para não se distanciar de seu público-alvo. Diante desse momento, os escolares inscritos no projeto de extensão NATESC tiveram que se adaptar para um modelo virtualizado, pois todas as atividades práticas que aconteciam na piscina (da Academia Univille) foram suspensas. Em razão disso, os extensionistas foram direcionados a enviar ações, via rede social, para continuar com o projeto em funcionamento. Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar os impactos das ações desenvolvidas por meio virtual durante o período de quarentena do coronavírus. Refere-se a um estudo com abordagem exploratória descritiva. Para essa pesquisa participaram 73 responsáveis pelos escolares e 63 escolares que se inscreveram e estão presentes no ano de 2020, realizando as ações durante essa pandemia do COVID-19 e que aceitaram participar dessa pesquisa. O instrumento de pesquisa trata-se de dois questionários eletrônicos, elaborados pelos autores do estudo, sendo um enviado para os responsáveis e o outro entregue aos escolares. Composto por dez perguntas fechadas, utilizou a Escala de Likert para mensurar as respostas. Os resultados demonstraram que os responsáveis e os escolares reconhecem, compreendem e concordam que é fundamental realizarem todas as propostas do projeto NATESC (49,3% e 47,6%), que o método virtualizado auxiliou na assimilação dos conteúdos e influenciou eles a colocarem em prática o que foi ensinado (65,8% e 59,6%) e a disponibilização das ações, como atividades funcional, têm contribuído e mantido os escolares ativos a ponto desses ficaram mais seguros quanto ao vírus COVID-19 (63% e 58%). A partir das análises, é possível afirmar que os impactos das ações desenvolvidas por meio virtual, durante o período de quarentena do COVID-19, foi aceito pelos responsáveis e seus filhos, sendo esse um modelo que comprometeu com a proposta do objetivo inicial (que é o aprender a nadar), porém a adaptação realizada se tornou fundamental e conveniente para o projeto não perder o contato com os inscritos e continuar seguindo com o desenvolvimento da extensão universitária.

ISSN: 1808-1665