7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

São Chico Sustentável nas Escolas

Univille, Univille, Joinville

Palavras-chave: gamificação, jogo, educação ambiental

A sustentabilidade está intimamente ligada ao bem-estar e a saúde, principalmente a mental. É de conhecimento mundial, que existe uma crise ambiental instalada em nosso planeta, por conta da própria relação do ser humano com o meio ambiente. Diante dessa situação, se faz urgente a necessidade de uma Educação Ambiental crítica, e também de uma aproximação ao conceito de Sustentabilidade. O objetivo do projeto é dar continuidade ao projeto anterior: Desenvolvendo uma cidade sustentável, através da distribuição e aplicação do jogo que foi desenvolvido, intitulado: “São Chico Sustentável”, atendendo primeiramente aos alunos das escolas municipais, do Ensino Fundamental II, que compreende as séries do 6º ao 9º ano de São Francisco do Sul, como ferramenta de educação ambiental, ampliando e incentivando o conhecimento e a conscientização dos educadores e educandos acerca dos temas que envolvam meio ambiente e a cidadania, para estimular o desenvolvimento e a construção/adoção de novas práticas buscando a formação de uma sociedade sustentável. Devido ao acontecimento global, registrado nesse ano, no qual estamos passando por uma pandemia, foi necessário um distanciamento social, não sendo possível atender ao objetivo principal descrito para a execução do projeto, nesse ano. Sendo assim, foi necessário o projeto passar por uma readequação, e foram adotadas novas estratégias e com isso formulada uma nova metodologia. Para readequação e formulação de uma nova estratégia, contamos com a parceria de novos setores, como a secretaria de Educação do nosso munícipio, o Projeto Toninhas e principalmente, a equipe do Game on, que é constituída por alunos e professores do curso de graduação de Design da Univille de Joinville. Desse modo, durante o decorrer desse ano, o projeto está sendo virtualizado, através da ferramenta de gamificação, que está sendo realizada pela equipe Game On. A nova metodologia adotada foi a de virtualizar o jogo e aplicar juntos aos professores das disciplinas de Ciências em suas respectivas escolas, ensinando os professores, que serão os multiplicadores do mesmo. O jogo encontra-se em fase final de gamificação e em 2021 será dado continuidade para aplicação do mesmo, que compreenderá primeiro no treinamento dos professores e auxílio, para posterior aplicação do jogo na forma gamificada, atendendo ao público que foi previsto. O projeto se justifica por oportunizar a professores e alunos subsídios que abarcam ações e práticas sustentáveis para a formação de cidadãos mais críticos em prol da formação de uma cidade sustentável.

Apoio / Parcerias: FAP/UNIVILLE

ISSN: 1808-1665