7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Metodologia Ativa - aprendizagem baseada em jogos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gamificação, Protagonismo estudantil, metodologias ativas

A temática que envolve a comunicação oral na prática forense, e a construção argumentativa objetivando o convencimento do órgão julgador dentro da estrutura processual, contém aportes teóricos significativos, respaldados na legislação, que dá conta do processo como meio para obtenção de um direito, e especifica a ampla defesa e o contraditório como mecanismos de fortalecimento da democracia. A compreensão da construção argumentativa no processo, e as formas de comunicação processual, que tem o formato escrito, mas encontram na comunicação oralizada importante significado para a retórica, como se vê na oportunidade de apresentação de alegações finais orais em audiência, na própria instrução processual realizada em audiência, e no discurso do júri. Daí que, para desenvolver a comunicação oral na prática forense, as propostas de ensino-aprendizagem são desenvolvidas, na disciplina de Linguagem Jurídica II, no Curso de Direito da Univille campus São Bento do Sul, por metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em resolução de problemas, e a sala de aula invertida, além da aprendizagem através de jogos. Há maior participação ativa dos acadêmicos, e no resultado da qualidade da aprendizagem, quando da aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem através de jogos – gamificação -, oportunizando ao acadêmico ser protagonista de seu aprendizado, construindo seu conhecimento de forma criativa, sob o aporte teórico necessário ao desenvolvimento da temática abordada pela disciplina. Assim, objetivando desenvolver a temática da retórica na comunicação forense, focada na estrutura oralizada desta comunicação, tomou-se por base legal o exercício da argumentação oralmente no juizado especial cível, com desenvolvimento de casos práticos – aprendizagem baseada em problemas na primeira fase da atividade - sendo construídas petição inicial, contestação, e um protótipo de sentença, neste momento, com base nas problematizações. A partir daí, em uma segunda fase, construiu-se um jogo de RPG (role playing game), que culminou em uma audiência simulada (foram seis audiências realizadas na turma do período noturno, e três na turma do matutino), na qual cada acadêmico desempenhou um papel, podendo ser juiz, advogado do autor, advogado do réu, autor, réu, testemunha, peritos. A realização da audiência simulada ocorreu de forma virtualizada, devido às circunstâncias deste ano de 2020, e embora desafiador, teve como resultado a excelência no desenvolvimento e aprendizagem da temática abordada. A participação, de forma virtual, atingiu 100% de presença on line e ao vivo dos alunos matriculados na disciplina, com resultados qualitativos igualmente excelentes em termos de criatividade, aprendizagem, e de trabalho em grupo.

ISSN: 1808-1665