7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

Desenvolvimento de cenários culturais e sociais do design de serviços

Universidade da Região de Joinville , UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design de serviços, Cenários, Livro

O projeto de pesquisa sobre design de serviços e relações com clientes representa a continuação da série de livros "Cenários culturais e sociais do Design", organizado por Victor Aguiar e Elenir Morgenstern, que busca unir artigos e pesquisas de alunos de Mestrado da Univille com tema. Stickdorn (2020) define o design de serviço como uma "abordagem centrada no ser humano, colaborativa, interdisciplinar, iterativa, que utiliza pesquisa, prototipação e um conjunto de atividades e ferramentas de visualização de fácil entendimento para criar e orquestrar experiências que atendam às necessidades do negócio, do usuário e dos stakeholders do serviço". Com o avanço do mercado, podemos perceber a necessidade do design de serviços seguindo o atual momento que estamos vivendo: A era do Marketing de Relacionamento (AGUIAR, 2014). Assim, abre-se um leque de oportunidades de utilizar o design de serviços no relacionamento com os clientes. Como objetivo geral, serão compreendidos os conceitos de design de serviços aplicados ao relacionamento com os clientes e os cenários culturais e especificamente, será compreendido o que é design de serviços, quais são seus principais tópicos, o que cada artigo estuda e como categorizá-los conforme a contextualização. A metodologia a ser aplicada é o Design Thinking, que segundo Ambrose & Harris (2011), "e um processo iterativo, e o design thinking, o modo como o design e pensado, esta presente em cada etapa da jornada que comec'a com o briefing do cliente e termina com o trabalho pronto". Esta metodologia é estruturada através de seis etapas principais: pensamento, pesquisa, geração de ideias, refinamento, prototipagem e implementação (AMBROSE & HARRIS, 2011). Através de todo esse trajeto, buscamos, como principais resultados, chegar a um alinhamento entre o design de serviços e o relacionamento com o consumidor, entendendo sua relação e sua aplicação prática no mercado e por fim unir o conhecimento adquirido pelos mestrandos em um único lugar que possa ser utilizado como fonte de pesquisa. Sendo assim, o projeto final termina com a publicação do próximo livro da série de livros "Cenários culturais e sociais do Design", que apresenta esta união das diferentes análises de mercado.

ISSN: 1808-1665