7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

O IMPACTO DO TREINAMENTO NA ROTATIVIDADE DA EMPRESA X

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Treinamento, Rotatividade

Questões relacionadas à gestão de pessoas são cada vez mais relevantes para o alcance dos objetivos organizacionais, não sendo exagero afirmar que o capital humano é um dos principais fatores de vantagem competitiva às empresas. Neste contexto, muitas são as variáveis a serem consideradas na busca pela melhoria contínua dos processos e resultados, e o uso de indicadores se torna fundamental. Um dos mais comumente empregados é o índice de rotatividade ou turnover, que envolve o fluxo de desligamentos e admissões de pessoas numa organização. Quando este índice está desequilibrado, há consequências práticas à organização, sobretudo se o turnover for excessivamente alto, acarretando no descontentamento e insegurança de colaboradores, e em altos custos para a empresa, com rescisões, multas, novos recrutamentos e admissões, e consequentemente tempo gasto com integração e treinamentos. Compreendendo a importância de monitorar a rotatividade, também faz-se necessário considerar que, como qualquer indicador, ela é um sintoma que sinaliza a necessidade de intervenções em outros elementos, de origem interna ou externa. Uma das variáveis que pode interferir para o turnover se refere ao treinamento proporcionado pela organização a seus colaboradores, conjecturando-se que a relação entre investimento em treinamento e rotatividade é inversamente proporcional – ou seja, quanto mais uma empresa investe na capacitação de seus colaboradores, menor é seu índice de turnover. Assim, o presente estudo objetivou investigar a relação entre treinamento e rotatividade em uma empresa do planalto norte catarinense. O estudo de caso envolveu a coleta de dados por meio da aplicação de um questionário junto aos colaboradores do setor produtivo da empresa. O instrumento de pesquisa foi composto por trinta e seis questões objetivas, estruturadas em escala Likert de concordância, e a análise qualitativa destes dados permitiu constatar que, na perspectiva dos profissionais, a rotatividade na empresa é alta e prejudica o desempenho das atividades. Além disso, os colaboradores não reconhecem como suficientes o volume de treinamentos e os investimentos feitos pela organização neste âmbito. Para além desta constatação, que indica existir uma relação entre as variáveis em estudo, os dados também sinalizaram que a insatisfação quanto aos benefícios disponibilizados pela empresa e o próprio contexto do mercado de trabalho, afetado pela pandemia da Covid-19, exercem influência para a rotatividade. Assim, ainda que se estabeleça uma relação entre turnover e treinamento, o estudo evidencia que a rotatividade é um indicador complexo, influenciado por múltiplos fatores e que demanda uma gestão organizacional holística e abrangente.

ISSN: 1808-1665