7ª SEMANA UNIVILLE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA -SUCST

De 25/11/2020 à 03/12/2020

AÇÕES DE ENDOMARKETING EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DO PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul, Brasil

Palavras-chave: Endomarketing, Marketing interno, Comunicação

Sabendo que o endomarketing é uma ferramenta muito utilizada para desenvolver o marketing interno dentro de uma empresa/organização, torna-se conveniente o uso da mesma diante dos problemas encontrados na Universidade do Planalto Norte Catarinense, principalmente ligados à comunicação e integração. Dessa forma se viu necessário primeiramente buscar referenciais teóricos com autores renomados a fim de entender melhor como se processa todo o desenvolvimento do endomarketing para então pensar em ações de Endomarketing para se obter melhorias nesse quesito, o que foi o objetivo deste trabalho e para tal foi elaborado um questionário baseado na Pesquisa de Clima Organizacional da própria instituição realizada em 2017 para diagnosticar os problemas reais enfrentados pela instituição, para isso foram feitas entrevistas com grupos de foco realizadas tanto com os colaboradores quanto com os professores da mesma. Esta entrevista foi de grande serventia para agregar valor ao desenvolvimento do trabalho como um todo, além de possibilitar que tivéssemos uma visão ainda mais atualizada dos problemas os quais já tinham sido apresentados pela pesquisa de clima organizacional anteriormente. Com o diagnóstico feito e coletadas as informações de programas de endomarketing já existentes em outras empresas e instituições estruturou-se então as ações de endomarketing para a universidade, tendo em vista trazer as sugestões de melhorias em relação à integração, comunicação e o relacionamento entre os colaboradores, com o intuito de tornar esses processos dentro da instituição mais eficientes e eficazes. As sugestões de ações englobam ações como Uni que Transforma, a qual tem a ideia de promover a universidade tanto para colaboradores e professores, ou seja, o marketing interno em si, quanto a divulgação externa da equipe a qual faz esta Universidade do Planalto norte ser o que é. E por fim tendo sido apresentado o plano de ações ao diretor da Universidade, como sugestão para possível aplicação das ações de endomarketing na instituição concluiu-se todos os objetivos do trabalho de conclusão de estágio.

ISSN: 1808-1665