12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Processos de avaliação no contexto do ensino básico

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Avaliação, arte na educação, ensino básico

A pesquisa tem como objetivo investigar os processos de avaliação em arte, a partir do mapeamento do cenário das práticas avaliativas no contexto de Instituições do ensino básico de Joinville, e do ensino superior, especificamente do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. A base conceitual da referida pesquisa está fundamentada em autores, como: Hernandez (1998,2000), Perrenoud (1999), Estéban (2003,2005), Hoffmann (2003), Vianna (1999), Boughton (2005), Zimmermann (2005), Sevigny; Fairchild (2005), dentre outros; além de seminários e grupos de estudos sobre avaliação no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa com foco em entrevistas semi-estruturadas, direcionadas a professores e alunos do ensino básico, com base nas seguintes questões: para professores entrevistados as perguntas foram: o que você avalia na disciplina de Arte? Como são definidos os critérios para a avaliação em Arte? Cite alguns. Os critérios são definidos e/ou discutidos com os alunos? Quando o aluno não consegue uma avaliação satisfatória, qual a sua ação para tentar reverter à situação? Quais são as suas maiores dificuldades com relação a avaliação em ARTE? Para alunos entrevistados as perguntas foram: Como você é avaliado na disciplina de Arte? O professor deixa claro o que vai ser avaliado e como vai ser avaliado? O professor retoma a avaliação com o aluno ou com a turma, apontando aspectos positivos ou os aspectos que necessitam ser alterados ou ampliados? De que forma? Existe recuperação em Arte? De que forma? Você se sente satisfeito com as avaliações na disciplina de Arte? Por que? Você tem alguma sugestão com relação a avaliação em Arte? Nas categorias de análise serão confrontadas as respostas dos professores e as dos seus respectivos alunos. Essa categorização abrange conteúdos/conceitos de arte; participação ou não dos alunos nos critérios de avaliação; enfoque de avaliação tradicional (produto final) ou avaliação formadora (processo/produção artística); julgamentos de valores e dificuldades dos professores nos processos de avaliação em arte. O processo da pesquisa está em fase de transcrição das entrevistas. Os resultados até o momento cumprem o cronograma previsto no projeto de pesquisa, no qual, no ano de 2007 já foram realizadas as pesquisas de campo através das entrevistas no contexto do ensino básico. A próxima etapa será a análise dos dados coletados, a fim de contribuir nos processos reflexivos da avaliação em arte.

ISSN: 1807-5754