12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Aspectos conceituais nos processos avaliativos em arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: avaliação, arte na educação, aspectos conceituais

A pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” em desenvolvimento na Universidade da Região de Joinville - Univille, tem se fundamentado em estudos científicos de autores, como: Hernández (1998,2000), Perrenoud (1999), Estebán (2003,2005), Hoffmann (1996, 2003,2005), Barbosa (2005), Luckesi (2005), Bought (2005), Zimmerman (2005), Sevigny / Fairchild (2005), dentre outros. Conforme Perrenoud (1999) os estudos contemporâneos sobre os mecanismos de avaliação avançam para uma concepção democrática, através de reflexões que alargam os horizontes do conhecimento, abarcando novas formas de aprendizagens que valorizam o processo formativo.Tal aporte aponta para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda compreende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasadas em exames e provas. Por um lado, os exames e provas buscam a homogeneidade dos sujeitos dos processos de aprendizagem e por outro, as concepções de aprendizagem valorizam a heterogeneidade. Nesse processo, negar a padronização é de certa forma, refletir sobre o reconhecimento e respeito pelas diferenças e questionar as relações de poder, a visão monocultural e todo tipo de opressão. O avanço das concepções de avaliação burocrática para a democrática pressupõe reflexões mais amplas sobre a elaboração de conhecimento, novas formas de aprendizagens, processo formativo, entre outros, voltados para um currículo escolar integrado. Concomitantemente estão sendo realizados seminários e grupos de estudos sobre avaliação, no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE, propiciando reflexões sobre o tema. Portanto, mapear o cenário das práticas avaliativas em arte, do ensino superior articuladas ao ensino básico, é o que propõe essa investigação. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com foco em entrevistas semi-estruturadas, direcionadas a professores e alunos do ensino básico e do ensino superior. As categorias que serão utilizadas para análise das informações coletadas são: conteúdos/conceitos de arte, critérios para avaliação, participação dos alunos na elaboração desses critérios, avaliação tradicional (produto final) ou formadora (processo/produção artística), julgamentos de valores, dificuldades nos processos de avaliação em arte. Nesse momento a pesquisa está em fase de transcrição das entrevistas e análise dos dados coletados. Esses dados serão confrontados e interpretados pelas categorias acima citadas.

ISSN: 1807-5754