12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Processos de avaliação em arte: processos metodológicos no ensino superior

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Avaliação, Arte na educação, Ensino Superior

Durante os anos de 2006 e 2007, a pesquisa “Processos de Avaliação em Arte: do ensino básico à formação superior”, tem como objetivo investigar os processos de avaliação em arte, a partir do mapeamento das práticas avaliativas no contexto de Instituições do ensino básico e do ensino superior em Joinville, especificamente do curso de licenciatura em Artes Visuais da Univille (Universidade da Região de Joinville). A base conceitual da referida pesquisa está fundamentada em autores como: Hernandes (1998,2000), Perrenoud (1999), Esteban (2003,2005), Hoffmann (1996, 2003,2005), Barbosa (2005), Luckesi (2005), Vasconcelos (2000), Viana (L999), Boughton (2005), Zimmermann (2005), Sevigny; Fairchild (2005), dentre outros. Também são realizados seminários e grupos de estudos mensais no Núcleo de Pesquisa Arte na Educação (NUPAE), abrangendo questões sobre esse tema. O aporte conceitual da referida pesquisa compreende que a avaliação é mais que medida é uma representação construída e instituída do valor escolar e intelectual, e inscreve-se em uma relação social específica que envolve avaliado e avaliador. A avaliação formativa permite orientar e otimizar as aprendizagens em curso, tendo em vista que observar é construir uma representação mais realista das aprendizagens, de suas condições, de suas potencialidades e de seus mecanismos. A abordagem metodológica dessa pesquisa é qualitativa com foco em entrevistas semi-estruturadas direcionadas a professores e alunos do curso superior em Artes Visuais nas disciplinas que compõe a matriz curricular dos quatro anos do curso, com base nas seguintes questões para os professores: Como são os seus procedimentos e encaminhamentos conceituais/metodológicos sobre avaliação em sua disciplina? Para os alunos entrevistados, as perguntas foram: O professor deixa claro o que vai ser avaliado e como será avaliado? O professor retoma a avaliação com o aluno ou com a turma, apontando aspectos positivos ou que necessitam ser alterados ou ampliados? De que forma? Você se sente satisfeito com as avaliações? Por que? Você tem alguma sugestão com relação à avaliação nas disciplinas citadas? Nas categorias de análise serão confrontadas as entrevistas dos professores e dos alunos, abrangendo conteúdos/conceitos de arte; participação ou não dos alunos nos critérios de avaliação formadora (processo/ produto); julgamentos de valores e dificuldades dos professores nos processos de avaliação em arte. O processo da pesquisa está em fase de transcrição e análise das entrevistas. Os resultados até o momento cumprem o cronograma previsto no projeto de pesquisa de campo.

ISSN: 1807-5754