12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

A religião nos filmes de Ingmar Bergman

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: cinema, religião, Bergman

A religião pode ser retratada no cinema basicamente de duas maneiras: através de filmes que tratam explicitamente de temas religiosos e através de filmes que abordam a dimensão religiosa de forma implícita. Dentro da primeira categoria estão os filmes mais facilmente classificados como pertencentes ao gênero religioso. São aqueles cujos enredos giram em torno de personagens e histórias extraídas dos textos sagrados ou da tradição oral das diversas religiões, em estrita observância à versão original contida nestes textos ou transmitida oralmente ao longo do tempo ou a partir de releituras de histórias sacras em textos fictícios produzidos por outros autores. Mesmo quando destoam da interpretação ortodoxa e oficial, giram em torno de personagens e de histórias da religião que procuram retratar. Dentro da segunda categoria de filmes religiosos estão os que retratam conflitos de normas éticas ou a busca de um sentido para a vida, ainda que neles não haja qualquer menção a personagens ou fatos extraídos da história das religiões e mesmo que não apresentem tramas envolvendo explicitamente a religião-instituição, os seus representantes oficiais ou seus fiéis. Assim considerado o filme religioso, chega-se à conclusão paradoxal que não existe o filme religioso em si, como gênero cinematográfico. Um filme pode ser entendido como religioso sempre que permitir ao espectador o contato com os conflitos, as dúvidas, os temores e as alegrias do ser humano, o que pode ser alcançado independentemente do filme conter em seu enredo uma figura bíblica. Os filmes do recém-falecido cineasta sueco Ingmar Bergman levam o espectador a refletir sobre temas fundamentais das religiões, embora não sejam baseados em episódios retratados em textos sagrados. Fazem parte, portanto, do segundo gênero de filmes acima mencionado. Os aspectos religiosos dos filmes de Bergman constituem o eixo sobre o qual a pesquisa está fundamentada. Contudo, como a obra cinematográfica de Bergman é extensa assim como vasta e variada a quantidade de temas religiosos nela retratados, restringiu-se a pesquisa à análise do tema referente à angústia existencial tal como apresentada no filme “O Sétimo Selo”. A fim de enriquecer o tema pesquisado e conferir-lhe aplicação prática, investigou-se, por último, a utilização do cinema como instrumento de aprendizagem em sala de aula no ensino religioso, destacando-se a capacidade do cinema de contextualizar a mensagem religiosa para os dias atuais e de transportar a teoria ministrada nas aulas de ensino religioso às situações vivenciadas nos filmes.

ISSN: 1807-5754