12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Leitura: um ato de concentração. Um caminho para a construção da consciência crítica.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: leitura, concentração, literatura infantil

O corre-corre da atual sociedade e o excesso de informações transmitidas pelos meios de comunicação em geral, estão formando um indivíduo inquieto, que busca atividades cada vez mais estimulantes, onde a leitura deixa de fazer parte das atividades preferidas, ou quando feita, é de má qualidade, pois não ocorre a entrega real do leitor, já que este não está sendo preparado para isso. Sendo assim, busca-se mostrar se a leitura, diante do excesso de estímulos e informações soltas, proporciona ao indivíduo a construção da concentração e, em conseqüência disso, o caráter crítico, reflexivo e argumentativo, tornando-o capaz de elaborar contradições e formulando suas próprias conclusões diante do mundo e do que lhes é transmitido. A amostra pesquisada trata-se da 3ª série do Colégio da Univille e a execução do projeto está ocorrendo através de pesquisa bibliográfica e de campo. Para a pesquisa bibliográfica estão sendo utilizados livros que tratam do tema da pesquisa, assim como obras de literatura infanto-juvenil para a realização das atividades propostas. Diante dos encontros de leituras realizados até agora, pode-se dizer que os objetivos citados anteriormente já estão sendo alcançados, pois as crianças têm mostrado um avanço na concentração, principalmente quando se trata da leitura propriamente dita. Além disso, elas estão “aprendendo a ler” os livros de literatura, pois fazem relações com outras histórias, interpretam as imagens, julgam os livros (não os têm todos como bons), elaboram questionamentos e hipóteses diante de um livro antes de sua leitura, confirmam ou descartam tais hipóteses e questionamentos após a leitura ter sido realizada, trazem para a sua realidade as situações de algumas histórias e formam conclusões, etc. É possível afirmar então, que os encontros de leitura estão proporcionando leitores competentes e que gostam, ou estão criando o gosto pela leitura, já que não precisam interpretar o texto de forma mecânica e sim de maneira criativa, assim como é o que a literatura oferece.

ISSN: 1807-5754