12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Patrimônio Cultural Intangível: A função educativa no Museu de Arte de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Função Educativa, Museu, Material didático

O objetivo dessa pesquisa é investigar algumas obras da coleção do acervo do Museu de Arte de Joinville – MAJ, e propor ações para a função educativa, a partir dos materiais educativos Arte br e DVDteca do Programa Arte na Escola. O acervo do MAJ conta aproximadamente 653 obras catalogadas, dentre elas 98 esculturas, 271 gravuras e 278 pinturas. As obras efêmeras estão em processo de catalogação, não há, no entanto, um número definido. O MAJ também possui uma biblioteca especializada em arte (2000 volumes de livros, além de catálogos, periódicos, documentos e material audiovisual) à disposição do público. Nesse Museu, os monitores desempenham a função educativa, com auxílio da administração, que dependendo da exposição oferece vídeos educativos. Dessa forma, a função educativa depende do repertório de cada monitor. Assumindo o papel de mediador entre as obras e o público, cabe ao monitor informar e formar esse público visitante do Museu. Entende-se que a monitoria é um dos aspectos da função educativa dos Museus e que os monitores nesse contexto são mediadores culturais entre os saberes dos espaços de educação formal e não-formal. São também agentes da educação patrimonial, promovendo a identificação e interação com o contexto da arte, da história e da valorização do patrimônio cultural local. A abordagem metodológica adotada é o Estudo de Caso, que consiste em análise compreensiva de uma unidade social significativa e compreende em analisar um fragmento específico sobre uma unidade, concentrando a pesquisa em um objeto que passa por diversos recortes até sua definição. O material Arte br possibilita aos discentes e docentes uma localização precisa de museus onde estão as obras reproduzidas nestes (cartões, pranchas e cadernos que sugerem ações educativas) evidenciando, assim, os artistas nacionais em meio às ações educativas. Nesta fase da pesquisa a primeira das três obras selecionadas no acervo do MAJ para sugerir uma possível ação educativa a partir do material Art br, é a xilogravura de Ruben Grilo intitulada “A Praça”, existente no acervo do MAJ. De acordo com o cronograma da pesquisa serão analisadas mais duas obras do acervo que tenham relação com o material educativo acima citado.

ISSN: 1807-5754