12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Orientações e estratégias de estudo na formação de alunos de língua inglesa

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: aluno, aprendizagem, estratégia

O projeto foi aplicado em uma turma do Ensino Fundamental e em uma turma do Ensino Médio, ambas pertencentes a uma escola particular de Joinville. Teve-se por objetivo identificar as estratégias de estudo conscientes e inconscientes dos alunos, e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem do universo pesquisado. A metodologia adotada foi a de pesquisa descritiva com levantamento de dados através de questionário aplicado no universo delimitado. Autores como Oxford, Ellis, Byram, Fleming, Richards e Lockhart compuseram a leitura seletiva e analítica. Observou-se que os alunos não usam todo o seu potencial quanto às estratégias de estudo, esperando que o professor seja o responsável pela aprendizagem.

ISSN: 1807-5754