12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Comunicação Visual nas exposições de Arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Comunicação, exposição, arte

O texto é resultado da reflexão sobre o processo de comunicação presente nas exposições de arte. A análise envolve a troca de informações na utilização do sistema de símbolos como um suporte para justificar a informação proposta. Entende-se como comunicação o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Mas, quando se trata de comunicação visual, aborda-se todo o meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais tais como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo o que pode ser visto e que comunica algo. O termo comunicação visual é abrangente e não se limita a uma única área de estudo ou atuação. A investigação sobre o sistema de comunicação dos espaços expositivos situados em Santa Catarina, nas cidades de Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Itajaí e Florianópolis, analisa também, sobre as possibilidades de sua relação com o público e a imprensa. Buscou-se conhecer in loco o que é informado e divulgado ao público em cada exposição, qual seu objetivo, como é feito e quais são os recursos tecnológicos utilizados. Esses serão analisados sob o ponto de vista conceitual e da comunicação. O objetivo foi identificar em cada uma os recursos utilizados para a comunicação interna, sendo essa a identificação dos meios expositivos básicos através da sinalização das obras no espaço (etiquetas), que podem comprometer a leitura das obras apresentadas, definindo o tipo de informação presente – tamanho, local, plotagem ou outro recurso. Na comunicação externa, buscou-se identificar e registrar os tipos de recurso de materiais utilizados para a divulgação das exposições. A investigação abarca, ainda, a análise aprofundada sobre os conceitos da curadoria da exposição e como estes foram veiculados na comunicação, tanto do ponto de vista interno como externo. Durante a investigação foram visitadas aproximadamente 15 exposições, entre as cidades de Joinville, Blumenau, Itajaí e Florianópolis. O texto traz a averiguação da disposição das etiquetas que identificam as obras. A análise inicial indicou que, nem todas usaram a sinalização das obras com etiquetas dentro do padrão recorrente e que poucas foram as formas diferenciadas de indicar a informação utilizada no local. Esta pesquisa constitui-se em uma das etapas da pesquisa Curadoria e Exposição: uma análise dos olhares e experiências nos espaços artísticos catarinense, no que diz respeito ao programa de comunicação das exposições e sua relação com o público e a imprensa.

Apoio / Parcerias: Artigo 170 da Constituição Estadual

ISSN: 1807-5754