12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Questões conceituais, técnicas e instrumentais no desenvolvimento de material impresso de apoio às práticas de educação a distância no curso de Design

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação à Distância, Design, Material impresso

O mundo vem passando por intensas mudanças com o advento da sociedade moderna. A globalização encurtou as distâncias geográficas e criou a sensação de cidadão do mundo, deixando de lado a regionalização e passando a considerar o cidadão como pertencente de um todo. Junto com essa atual realidade, novas tecnologias de comunicação aparecem possibilitando maneiras diferentes de transmissão de dados, de informação e de conhecimento. Nesse contexto nasce a Educação a Distância, que se caracteriza como um espaço aberto para o diálogo, conversação, manifestação de dúvidas, questionamentos, sendo também, espaço de valorização e investimento na pesquisa, além de uma incentivadora de trocas entre as diferentes áreas do saber. O corpo docente do curso de Design da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) é constituído atualmente por um percentual considerável de professores oriundos de outras áreas. Por esse motivo, percebe-se certo distanciamento destes professores em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e as possibilidades de sua utilização em práticas de Ensino a Distância (EAD). As atividades encaminhadas à distância, por certo, podem contribuir na ampliação dos saberes do corpo discente. O desenvolvimento de tais práticas carece de suporte didático que oriente o professor em relação às TICs disponibilizadas pela UNIVILLE. Com uma revisão bibliográfica, acerca da EAD, este trabalho, refere-se à criação de material gráfico impresso (imerso no Design instrucional) para o auxílio aos docentes no uso das mídias oferecidas pela instituição. Na conclusão da referida investigação, pretende-se disponibilizar, junto a UNIVILLE, uma cartilha servindo de apoio as práticas de ensino com utilização de TICs.

ISSN: 1807-5754