12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

A espacialização da infra-estrutura logística das indústrias exportadoras de grande porte de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Logística, exportadora, Joinville

A pesquisa refere-se a uma temática pouco estudada no âmbito da geografia catarinense contemporânea e apresenta estudos de aspectos da infra-estrutura exportadora utilizadas pelas indústrias de grande porte de Joinville (com mais de 500 trabalhadores conforme classificação da FIESC. O objetivo geral consistiu em analisar o desenvolvimento e o cenário atual da rede de infra-estrutura logística e de estratégias locacionais utilziadas pelas grandes exportadoras joinvilenses. A perspectiva teórica alicerçou-se: a) no paradigma geográfico: Formação Sócio-Espacial ( Milton Santos, 1977 e 1978) que possibilita verificar o dinamismo espacial no tempo e no território, por meio de uma leitura dialética da formação do espaço ( realações de processo/resultado, função/forma, objeto/sujeito, passado/futuro, sociedade/natureza; b) na obra de Inácio Rangel (2005), cujo pensamento sobre o desenvolvimento econômico brasileiro privilegia análises a partir das combinações entre modos de produção/ciclos do capitalismo mundial/mudanças, políticas/industrialização; e c) na perspectiva explicativa do dinamismo econômico não-periférico e não-dependente do Brasil meridional desenvolvida por Armim Mamigonian. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de: revisão bibliográfica; levantamento de dados e informações documentais em bibliotecas; entrevistas e coletas de informações nas indústrias porto e ferrovia ( via contatos telefônicos e internet); sistematização e análise dos dados e informações. Registra-se que ocorreram muitas dificuldades para a coleta de daods e informações, como por exemplo: a não devolução do questionário da pesquisa pela indústria. Verificou-se que o centro industrial de Joinville apresenta uma localização privilegiada, próximo de porto costeiro, interligado por rodovias federais/estaduais e ferrovia; contudo todos os modais caracterizam-se atualmente pelo estrangulamento, isto é, não acompanharam o elevado crescimento das exportações dos últimos dez anos. As empresas joinvilenses melhor posicionadas no mercado exterior apresentaram um significativo processo re-estruturativo no âmbito produtivo ( "chão de fábrica"), de gestão (processos, contole acionário) e de estratégias de infra-estrutura logística, resultando em aumento significativo das exportações e de sua presença no exterior. A localização e a organização espacial regional existente sempre pesaram favoravelmente na logísitca do cmércio externo ao longo do tempo, mas no decorrer da década de 1990 aconteceu a intensificação da implantação de escritórios de venda, depósitos/centros de distribuição, complementados por redes de agentes e distribuidores no exterior, principalmente nos países onde as empresas têm os maiores mercados ou naqueles com mercado em expansão.

ISSN: 1807-5754