12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Desenvolvimento de um Manual de Identidade Corporativa através da elaboração de um planejamento estratégico para a empresa Winner Systems

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Planejamento estratégico, Identidade corporativa, Identidade visual

O objetivo deste projeto é estudar o planejamento estratégico e desenvolver o Manual de Identidade Visual da Winner Systems - uma empresa de Sistemas para Integração Comercial – através do estudo e da implementação do processo de Gestão de Design. Trata-se da materialização da identidade da empresa, expressando seus valores, seu posicionamento, sua visão e sua missão, ou seja, a sua essência e a sua alma. Desta forma, o designer deixa de participar de processos isolados dentro da empresa e passa a desempenhar a função de Gestor de Design, trabalhando com todas as áreas da empresa, buscando unidade entre imagem e processos. O Manual de Identidade Visual, elaborado através do estudo do planejamento estratégico da Winner Systems, permitirá ao cliente reconhecê-la como uma empresa de sistemas que oferece soluções adequadas e inovadoras aos seus clientes. Todo o projeto foi desenvolvido de acordo com os objetivos descritos no planejamento estratégico, para que o Manual de Identidade Visual tenha uma boa aplicação na empresa e venha a trazer resultados positivos para a mesma. O resultado do processo de Gestão de Design é um Manual de Identidade Visual que contém as orientações necessárias para que a empresa num todo apresente a mesma linguagem e transmita ao consumidor adequada e coerentemente a sua imagem. Os reflexos deste processo são a promoção e aceitação dos serviços oferecidos pela Winner Systems, a conquista de maiores fatias do mercado e a retenção e lealdade dos seus clientes. Porém, além de benefícios para a empresa em questão, o desenvolvimento do Manual de Identidade Visual é a oportunidade da aplicação prática dos conhecimentos obtidos em sala de aula, através de estudos mais aprofundados em áreas específicas do design, como Gestão Estratégica e de Design e também Linguagem Gráfico-visual, utilizados para a elaboração de manuais de identidade visual. A integração entre conhecimentos de áreas diferentes – design, gestão, marketing – para um mesmo objetivo é a garantia de crescimento profissional, pois atualmente uma das tendências de mercado é a realização de trabalhos em equipe, ampliando as áreas de conhecimento e os saberes, oportunizando o surgimento de idéias inovadoras e para o desenvolvimento de projetos mais amplos.

ISSN: 1807-5754