12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Uma Investigação acerca do Perfil dos Estudantes do Curso de Design para Apoiar a Elaboração de Material Pedagógico Virtual e Impresso

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Perfil , Estudantes de Design, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

O projeto de Iniciação Científica “Uma Investigação acerca do Perfil dos Estudantes do Curso de Design para Apoiar a Elaboração de Material Pedagógico Virtual e Impresso” que está sendo desenvolvido, apóia a proposta de pesquisa MID [“Uma investigação acerca das possibilidades metodológicas de elaboração de material impresso e virtual de apoio as atividades de Ensino a Distância no Curso de Design da Univille”]; ao ter contato informal com o projeto MIDTEC [Uma investigação sobre as potencialidades e limitações do ambiente virtual de aprendizagem da Univille para Educação a Distancia no Curso de Design ], observou-se que o entendimento do perfil dos estudantes que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) contribui para adequar as atividades pedagógicas e semi-presenciais às necessidades dos estudantes; assim, por meio da segunda fase do projeto, a intenção foi estudar o perfil dos estudantes de todo o curso de Design da Univille. Entende-se que delinear e compreender seu perfil é essencial para desenvolver materiais didáticos impressos e virtuais adequadamente. Através de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo envolvendo questionário, entrevistas, observações sistemáticas e assistemáticas, registros fotográficos, painéis de expressão, estudo de dados obtidos, pretende-se formular requisitos para o desenvolvimento de material pedagógico impresso e virtual, investigar o perfil dos estudantes, verificar dificuldades em relação ao uso de ferramentas oferecidos pelos AVA’s e preparar estudantes para a Educação á Distância (EAD). Os principais resultados referem-se a aproximação dos alunos ao AVA da Univille, requisitos para a organização de material impresso e virtual para apoiar práticas de EAD, capacitação dos estudantes bolsistas para EAD e elaboração e publicação de artigos. Conclui-se que o estudo do perfil dos estudantes do curso de Design da Univille contribuirá para a adequação das ferramentas oferecidas no AVA da Univille, para o desenvolvimento de materiais pedagógicos e para a preparação dos estudantes para futuras prática de EAD, uma das ferramentas de educação continuada.

ISSN: 1807-5754