12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Curso de comércio exterior: perfil profissional, demandas de mercado e necessidades para formação acadêmica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Perfil Profissional de Comércio Exterior, Formação Academica, Demandas de Mercado

O presente trabalho tem por objetivo apresentar reflexões construídas a partir de pesquisa realizada sobre o perfil e necessidades demandadas pelo mercado de trabalho para a formação de profissionais que atuarão na área de comércio exterior. Sob a responsabilidade das universidades está a organização pedagógica e metodológica dos cursos de graduação, cabendo-lhes também articular teoria e prática para edificar o processo ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão, daí a eminente necessidade das mesmas conhecerem os anseios mercadológicos e da sociedade como um todo, para sintonizar aos mesmos sua ação formativa, transcendendo as expectativas dos acadêmicos. Através do levantamento de informações realizado junto aos alunos egressos do curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior da UNIVILLE, empresas de recrutamento e seleção de recursos humanos e empresas exportadoras/importadoras da região, obteve-se um diagnóstico interessante acerca das configurações profissionais para a área de comércio exterior. Os principais elementos apontados por parte dos ex-acadêmicos solicitam maior ênfase no processo de formação à prática vinculada à teoria abordada. Já por parte das empresas a carência identificada refere-se à fluência em idiomas e habilidades em negociação. As visitas realizadas a outras universidades que possuem o Curso de Comércio Exterior numa prática de benchmarking também trouxeram análises muito válidas, as quais contextualizadas ao curso da UNIVILLE, podem subsidiar para seu alinhamento às tendências de empregabilidade de profissionais da área. O potencial mercado de trabalho regional solicita do profissional de comércio exterior compreensão e uma visão ampliada para atuar nos diferentes segmentos de empresas industriais e comerciais, exportadoras e trading companies, associações comerciais, entidades de classe, câmaras de comércio, órgãos públicos e assessorias internacionais, sendo que a investigação empreendida oferece significativos indicadores à UNIVILLE para que a mesma possa agregar aos seus processos formativos as expectativas e necessidades emergidas dos futuros campos de atuação profissional dos seus discentes, contribuindo assim, com a grande demanda da região e o crescimento da área, que hoje conta com poucos profissionais com currículos e competências consoantes aos desafios do dinâmico mundo do trabalho.

ISSN: 1807-5754