12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Uma investigação acerca das possibilidades metodológicas de elaboração de material impresso e virtual e apoio às atividades de Ensino à Distância no curso de Design da Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação a distância, Design, cartilha virtual

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de material de apoio às práticas de Ensino à Distância (EAD) no curso de Design da Univille. Este material trará recomendações para a condução de experiências futuras, em que o professor adaptará as ferramentas disponíveis para sua prática pedagógica. Os métodos para alcançar tais objetivos até o momento foram: definição da estrutura do material didático a ser elaborado, análise do perfil dos estudantes e dos professores, e revisão bibliográfica sobre material didático virtual, práticas pedagógicas e mídias educativas utilizadas. Consideraram-se, neste estudo, os resultados alcançados pelo projeto de pesquisa com o título de “Uma investigação acerca do perfil dos Estudantes do Curso de Design para Apoiar a Elaboração de Material Pedagógico e Impresso” da bolsista Heloisa Minatti. Destaca-se que para a preparação do material didático, os professores precisam aprofundar conhecimentos acerca do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) disponível, dominando as ferramentas que mediarão o processo de ensino aprendizagem. Considerou-se também os estudos referentes à estrutura física e as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação) utilizadas na Univille, levantados pela bolsista Renata Lia Frantz. Até o final do ano, espera-se o desenvolvimento de cartilha virtual com o intuito de auxiliar as experiências de ensino semi-presencial dos professores. Ela será desenvolvida integradamente com a cartilha impressa elaborada pelo bolsista Luiz Carlos Bittencourt Junior. Paralelamente, procura-se desenvolver artigos para publicação, com o mesmo assunto. Espera-se assim, com a elaboração de material de apoio e de artigos, sensibilizar professores para a importância de práticas pedagógicas semi-presenciais e a distância na Univille. O projeto baseia-se em teorias e estudos que fundamentam a EAD e em estudos de caso de outras instituições. Como resultado, é possível prever uma maior familiaridade dos professores e dos alunos do curso de Design com as tecnologias e práticas exploradas. Além disso, é importante ressaltar que o projeto auxiliará os professores na elaboração de material de apoio de qualidade e que a diagramação e o desenvolvimento da cartilha virtual é uma atividade que diz respeito ao profissional de design.

ISSN: 1807-5754