12° Seminário de Iniciação Científica

De 01/10/2007 à 05/10/2007

Demanda Turística na Cidade de Joinville

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Atividade Turística, Turismo em Joinville, Economia do Turismo

Como a atividade turística produz efeitos na economia e a cidade de Joinville tem como vocação o turismo de Negócios e Eventos, o trade do setor público efetivou uma parceria com a UNIVILLE para levantar informações que identificassem o perfil do turista e o comportamento do consumidor. Delimitando um total de doze eventos, foi dimensionada a amostra para a aplicação dos formulários, com nível de confiança de 95% e um erro amostral não superior a 6%. Conforme a justificativa da PROMOTUR, Joinville vem se destacando no cenário turístico e nacional como grande pólo organizador de eventos de pequeno, médio e grande porte. Conta com uma infra−estrutura básica e turística adequada, com uma diversidade de oferta de atrativos naturais e culturais, fazendo da cidade de Joinville uma referência no Estado, além de contar com roteiros que valorizam a cultura local e o meio ambiente rural. O crescente incremento da atividade turística em Joinville está voltado ao desenvolvimento do turismo eco−rural, industrial e de eventos, sendo estes os mais representativos na cidade, exigindo uma atenção maior e mais investimentos do Poder Público e do próprio setor. Para tanto, ao planejar a atividade turística, seja na gestão pública ou privada, todos os investimentos devem estar pautados em dados estatísticos atualizados e de acordo com as características do mercado. Assim, justifica−se a realização de pesquisas periódicas que subsidiem um banco de dados atualizado e dinâmico, disponível à sociedade. A caracterização da demanda de turistas que participam dos eventos na cidade é uma das principais variáveis que auxiliam os investidores, tanto do setor público quanto privado, no incremento da atividade turística e de todos os setores da economia que participam da cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos.

Apoio / Parcerias: PROMOTUR; Convention & Visitors Bureau

ISSN: 1807-5754