4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

Reforço de Matemática

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Reforço, Cálculo, Desempenho

A constante observação feita por docentes sobre o baixo nível de conhecimentos matemáticos dos estudantes que ingressam no 3. grau e este ser o motivo de dificuldades no aprofundamento dos estudos, repetência e abandono de curso, motivou a proposição de um reforço em matemática. Para melhorar o desempenho discente em disciplinas da área de exatas foi elaborado um programa baseado em assuntos a nível de 2.grau. As aulas seriam ministradas em 2 aulas/semanais no período matutino e 4 aulas/semanais no período noturno. As aulas conteriam uma breve referência aos assuntos propostos e resolução de exercícios pertinentes. A divulgação foi feita nas salas do 1.ano da Licenciatura de Matemática e no 1.ano de Sistemas de Computação nos respectivos turnos (Matutino e Noturno) e a participação seria livre e aberta àqueles que sentiriam a necessidade de reforço de matemática. Depoimento de estudantes que tiveram maior participação nas aulas confirma a melhoria do desempenho nas aulas curriculares normais do curso. O número de estudantes que procuraram as aulas de reforço de matemática foi baixo. Durante a ministração das aulas, no desenvolvimento do projeto, observou-se que os estudantes buscavam ajuda na solução de problemas propostos nas aulas de Cálculo Diferencial e Integral, o que leva a pergunta “porque somente alunos dos primeiros anos de cursos onde é ministrada a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral procuraram auxílio de matemática?”. Nas orientações prestadas aos estudantes foram reforçados conhecimentos a nível de grau médio necessários na solução dos exercícios propostos. Alguns estudantes buscaram auxílio momentos anteriores às avaliações na disciplina Cálculo Diferencial e Integral . Apesar das aulas de reforço terem sido elaboradas para estudantes dos cursos de matemática (somente uma aluna do primeiro ano de matemática procurou orientação em assunto de grau médio ) e de Informática, houve estudantes de outros cursos que procuraram auxilio para suas dúvidas de Cálculo Diferencial e Integral. Questiona-se a baixa procura por orientações de matemática considerando as observações feitas por professores sobre o baixo nível de conhecimentos matemáticos, apesar da divulgação feita nas turmas-alvo. É necessário rever premissas, proposições e horários para alcançar melhores resultados.

ISSN: 1808-1665