4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

Natação na formação acadêmica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Natação, Escolares, Formação Acadêmica

Natação na Escola é um projeto de extensão da UNIVILLE, desenvolvido em parceria com o Projeto Jovem Cidadão – TIGRE (esporte educacional). Seus principais objetivos são: ensinar a nadar escolares da rede pública de ensino de Joinville, que para ingresso precisam ter idade entre 10 e 12 anos completos no ano em curso, bem como oportunizar aos acadêmicos do curso de educação física um ambiente de discussão e formação profissional para atuar com natação. Para o desenvolvimento das atividades são organizadas turmas considerando o nível de habilidades dos alunos, ou seja, suas experiências anteriores com a prática da natação. Este projeto está em andamento desde 2005 e, portanto há alunos que já sabem nadar os estilos e outros que estão aprendendo. Esta situação exige a organização dos grupos pelas habilidades e cada uma das turmas é atendida por monitores diferentes. As aulas são realizadas todos os dias no período vespertino e três vezes por semana no período matutino, sendo que os alunos freqüentam as aulas duas vezes na semana. Durante o desenvolvimento das atividades os acadêmicos, monitores das aulas são responsáveis pelo planejamento das atividades, conforme cronograma estabelecido de acordo com o nível de habilidades e sob a orientação da coordenação do projeto. Os resultados alcançados demonstram que os alunos aprendem a nadar e a se comportar nos ambientes que oferecem atividades aquáticas, assimilam as regras de higiene necessárias para o bom convívio nos espaços aquáticos e muitos deles demonstram interesse em continuar a prática como esporte e participar de competições. Demonstram também que os acadêmicos aprendem a planejar, a assimilar as tarefas e postura profissional e desperta interesse em pesquisar. Com as pesquisas realizadas os mesmos são incentivados a participar de eventos científicos e se inserir no ambiente dos pesquisadores que contribui certamente para sua formação tanto quanto para divulgação da UNIVILLE neste contexto.

Apoio / Parcerias: FELEJ - Fundação de Esportes Lazer e Eventos de Joinville

ISSN: 1808-1665