4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

TEMAS ESPECIAIS EM GENÉTICA - UMA QUESTÃO COMPLEXA

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ensino, genética, atualidades

Temas atuais em genética - uma questão complexa Marques, D1.; Vetorazzi, V. C. R1.; Costa M. F2.; Savegnani, G2. ; Cardoso, F2. O presente trabalho teve como objetivo apresentar e discutir, através de palestras, aos alunos do ensino médio, temas atuais da Genética, procurando esclarecer o assunto com informações científicas recentes. Apesar da importância dada ao ensino da Biologia, dados do Ministério da Educação revelam que alunos do ensino médio têm saído da escola com deficiência nesta área de conhecimento. As escolas interessadas nas palestras entraram em contato com o Grupo Genética na Escola. Os dias e horários, foram agendados bem como foi escolhido o tema, dentro dos três propostos pelo projeto: Célula – tronco (CT), Clonagem (CL) e Terapia Gênica (TG). Das 56 palestras agendadas no ano letivo de 2007, por escolas de Joinville, Itapoá e Barra, 25 foram para CT e, exatamente o mesmo número (25), foi para CL. A TG, por ser um tema que requer maior conhecimento por parte dos alunos, sobre a Genética Básica, ficou restrita a 6 palestras. Foram atendidos 2193 alunos nos períodos matutino, vespertino e noturno. Antes do início de cada palestra foi entregue um questionário, para cada aluno, com perguntas a serem respondidas. Após a realização da palestra, novamente os alunos respondiam o questionário, com o objetivo de verificar o entendimento sobre o assunto. Através deste questionário, os estudantes puderam responder questões sobre o conhecimento prévio do tema, sua importância e utilidade. Dos três temas apresentados, a CL era o tema com maior conhecimento prévio, porém, a maioria apresentou conceitos equivocados sobre o que era clonagem e qual a sua utilidade. TG era o tema menos conhecido. O meio de comunicação mais citado para o conhecimento destes temas foi a TV, evidenciando sua importância na educação e responsabilidade em conduzir informações corretas. A educação formal ficou, em geral, em terceiro lugar, como um meio de divulgação para os alunos. A grande maioria dos alunos achou importante a discussão destes temas, uma vez que tanto para a área da saúde como do meio ambiente suas aplicações estão sendo cada vez mais presentes. Para o Grupo Genética na Escola, a realização das palestras, atingiu o enfoque esclarecedor, confirmando a opinião dos alunos da importância de se conhecer e discutir esses temas atuais em Genética. 1. Professora do Departamento de Ciências Biológicas 2. Acadêmico do Departamento de Ciências Biológicas

ISSN: 1808-1665