4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

EXPERIÊNCIA NO ENSINO SEMI-PRESENCIAL: NOTAS PARA UM DEBATE

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ENSINO SEMI-PRESENCIAL, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO

O ensino a distância semi-presencial vem se tornando cada vez mais presente nas universidades brasileiras, quer seja para competir no mercado, quer seja por orientação institucional estratégica, quer seja para atender a legislação, é importante, nesse contexto, ser competitivo e oferecer um ensino com qualidade. Torna-se um desafio institucional atender a tantas exigências e, ainda, capacitar docentes e possuir a logística necessária à operacionalização do ensino a semi-presencial via web. A viabilização dessa modalidade de esino e a tecnologia envolvida não é garantia de que o programa terá êxito. É necessário investir e agregar fundamentos pedagógicos e didáticos aos programas de ensino semi-presencial. Esta apresentação tem o objetivo de apresentar alguns elementos fundamentais no debate sobre o ensino semi-presencial, a partir de uma experiência de três anos vivida na Univille. Os resultados dessa experiência apontam para a necessidade, além da capacitação para lidar com a web, a capacitação docente, em termos pedagógicos e didáticos aplicados ao ensino semi-presencial.

ISSN: 1808-1665