4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

A história do ensino público de Joinville através das escolas isoladas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ensino, Controle, inserção social

A história da educação no Brasil configurou-se habitualmente como campo de atuação de pesquisadores da área da educação. Há muito pouco tempo tem ganhado relevância no campo epistemológico, principalmente na área de História, por permitir uma análise social mais ampla integrada à realidade e muito rica em fontes, normalmente inusitadas, existentes nas escolas, na Secretaria de Educação, Arquivo Histórico, nos jornais e mesmo as pertencentes aos entrevistados. O sistema educativo nos explicita as teias de controle, de representações e de desenvolvimento de uma comunidade e de uma região. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender a história do ensino público e a influência deste nas comunidades onde as escolas estavam inseridas, em particular das escolas isoladas ou rurais por caracterizarem comunidades mais fechadas e que mantiveram por mais tempo características de uma cidade colonial. Estas escolas, na sua maioria, preservaram sua documentação e tiveram a comunidade muito presente e interferindo na contratação dos docentes, no que poderia ser ministrado e nas normas disciplinares, mas aos poucos foram se afastando e deixando para os poderes públicos a tarefa de monitorar a educação de seus filhos. Também foram utilizadas entrevistas orais semi-estruturadas de alunos, professores e gestores educacionais da rede pública de ensino da cidade de Joinville, na região norte catarinense. Estas fontes nos permitiram compreender as formas hierárquicas disciplinares de controle de todos os setores da vida escolar, dentro e fora da mesma. A metodologia dialética utilizada contribuiu para analisarmos a documentação citada e em que medida as instituições de ensino se inseriram na estrutura social de uma comunidade imprimindo comportamentos e formando identidades sociais especificas. Várias reformas educacionais foram estabelecidas ao longo do século XX e a qualificação e reconhecimento da profissão do professor sofreu muitos revezes, mas na maioria das vezes, este primou pelo seu autodidatismo e sorte. Os alunos ganharam novo espaço em detrimento da autoridade do professor e os gestores respondem a questões muito mais políticas do que as pertinentes ao cotidiano da Escola. A discussão sobre educação tornou-se um dos maiores desafios da nossa contemporaneidade, recebendo cada vez mais atenção das autoridades constituídas e principalmente dos professores como peça chave para o desenvolvimento econômico e social, político e cultural, a revelar que mudanças muito importantes estão a acontecer nas áreas do conhecimento aqui envolvidas que facilitarão a compreensão dos problemas educacionais vivenciados historicamente pelos vários grupos sociais.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de Joinville -PMJ através da Secretaria de Educação - SE . Rua Itajaí n. 390

ISSN: 1808-1665