4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

O legado bávaro na cidade de São Bento do Sul/SC:uma abordagem no processo ensino-aprendizagem

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Sociolingüística, processo ensino-aprendizagem, cultura de imigração

O projeto "O legado bávaro na cidade de São Bento do Sul/SC: aspectos lingüísticos e suas implicações" tratou da organização de dados já coletados entre os anos de 2004 e 2006, na cidade de São Bento, sobre a imigração européia no Brasil, especialmente no que se refere às etnias colonizadoras no estado de Santa Catarina. Os dados disponíveis levavam em conta, especialmente, questões ligadas à língua, como o bilingüismo português/alemão, a identificação do status quo de variedades orais do alemão, em especial do dialeto bávaro, e suas interferências no português falado localmente. O produto visado pela proposta foi um livro de cunho didático, destinado ao uso de professores e alunos de 1ª. a 4ª. série do Ensino Fundamental de escolas, em princípio, municipais. Como salientado no projeto de pesquisa, ainda havia necessidade de ser desenvolvida a forma de apresentação desse material para que atendesse, conjuntamente, aos critérios: ser didático e adequado ao uso do público-alvo. Nesse sentido, os trabalhos realizados se voltaram à busca de uma linha pedagógica que desse suporte ao material a fim de que, definidos temas pertinentes às séries mencionadas, textos base e atividades complementares pudessem ser selecionados ou desenvolvidos. Outro foco de ação se deu no estabelecimento da parceria com a Secretaria de Educação do Município de São Bento do Sul, efetivada através da exposição e discussão da proposta à responsável e pedido de autorização para levantamento de informações curriculares e expectativas dos professores sobre o material a ser elaborado. O resultado obtido da coleta em campo revelou a real necessidade da obra proposta, além de subsidiar a escolha dos textos e das atividades de maneira compartilhada, estabelecendo uma relação de troca e comprometimento entre os envolvidos. A partir disso, criou-se uma versão preliminar da obra – sem a estética do material diagramado que se deseja como produto final – a fim de ser utilizada em aplicação piloto, ainda a ser definida. O cuidado se deve à previsão de ajustes e complementações necessários antes da versão oficial. Por outro lado, consideradas a dinamicidade exigida no processo de ensino-aprendizagem e as atualizações oriundas de novas pesquisas, não se entende que o processo tenha um final, mas sim constantes recomeços. Assim, defende-se que a obra didática não deve esgotar em si as possibilidades de trabalho do professor, mas ser um apoio importante para produção do conhecimento sócio-historicamente contextualizado.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul

ISSN: 1808-1665