4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIADAS EM PROCESSOS AVALIATIVOS NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ARTES VISUAIS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Estágio Curricular, Processos Avaliativos, Artes Visuais

A experiência vivenciada partiu do entendimento de que a formação do professor não se dá na acumulação de conhecimentos específicos e de técnicas de ensino e sim no momento em que passa a transpor tais conhecimentos e ser protagonista ativo na concepção, acompanhamento e avaliação do seu próprio trabalho pedagógico. Buscando contemplar uma avaliação ainda mais significativa para o exercício da docência o Curso de Artes Visuais em 2007 propôs aos alunos formandos uma inovação no modo de registrar os processos e resultados obtidos nas práticas de estágio. O relatório de conclusão cedeu lugar ao Portfolio Reflexivo, construído em tamanho A2, e um artigo científico. Ambos deveriam apresentar, de modo particular, o percurso do aluno no estágio supervisionado, incluindo os processos de inserção em Campo, iniciados em 2006 (com visitas de reconhecimento, leitura do PPP, intervenção pedagógica na Educação Infantil e acompanhamento das aulas de Arte no Ensino Fundamental e Médio). Deveriam ainda relatar, a experiência vivenciada no desenvolvimento da proposição educativa realizada em 2007, em três turmas, duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio. A materialização da proposta após concluída, foi organizada na forma de exposição para a apreciação dos demais alunos da escola estagiada.Nos Portfolios foram realizadas as incursões sobre as características conceituais trabalhadas ao longo do curso e ali apresentadas para comunicar as situações de ensino-aprendizagem, compatíveis com o professor de Arte que se quer formar.O resultado também foi exposto na forma de Banner contendo: Palavras-chave, Objetivo, Aspectos Conceituais e Desenvolvimento das Práticas Educativas, além de fotos do processo.Todos os banners ficaram expostos no hall do Anfi II e serviram de referência, juntamente com os Portfolios para a apresentação oral pública. Em seguida os estagiários retornaram ao Campo para a devolutiva aos professores e ao corpo técnico (Diretores, Supervisores e Orientadores) dos resultados, análises e sugestões feitas. Visualizando os banners expostos foi possível perceber a diversidade e riqueza dos temas e os encaminhamentos dessas propostas nas escolas, numa tentativa de estimular a produção artística do aluno inserida num contexto histórico-cultural. Numa avaliação desta proposta, fica a certeza que não se pode alcançar a mudança de um modelo sem que se experimentem novas possibilidades e este precisa ser um estado permanente de compromisso consigo mesmo e com a educação como processo.

ISSN: 1808-1665