4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

Práticas pedagógicas mediadas por computador

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: semipresencial, internet, interativo

Esse trabalho tem como objetivo sistematizar e analisar a experiência EAD de professores em cursos de graduação na modalidade semipresencial, na ótica dos alunos. Partiu-se de um diagnóstico sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no planejamento das aulas dos professores e sua prática durante o ano de 2006. Após a sistematização e análise das entrevistas dos professores foi construído um instrumento de pesquisa de campo para ser aplicado junto aos alunos envolvidos nesse processo nos diferentes cursos de Graduação da Univille, durante o ano de 2007. Após a sistematização dos dados constatou-se que os alunos perceberam as aulas mediadas por computador como uma ferramenta interativa, interessante, que promove o aprendizado por meio de aulas dinâmicas, flexíveis e de fácil acesso ao banco de dados do professor. Indicaram algumas dificuldades, tais como: dificuldades de acesso à internet, máquina lenta e a falta de agilidade do professor no atendimento aos alunos. Por outro lado percebeu-se que os professores já apresentaram uma melhoria no atendimento aos alunos obtendo uma resposta positiva pela maioria de seus usuários. A pesquisa indica a necessidade de formação continuada aos professores, para construção de uma metodologia específica em aulas no ambiente on-line nas Instituições de Ensino Superior.

ISSN: 1808-1665