4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

Argumentação e redação

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Expressão verbal, argumentação, cidadania

Trata-se de uma proposta pedagógica participativa, desenvolvida pelos departamentos de História e Letras, que contou com a efetiva participação da professora de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar. Com o objetivo de desenvolver a argumentação dos alunos do 1º ano 2, as aulas, preparadas semanalmente, permitiram uma participação cidadã mais efetiva, buscando implantar a condição de escola profissionalizante. A partir da leitura do livro O cidadão de papel, de Gilberto Dimenstein, os alunos discutiram sobre: educação, saúde, trabalho, responsabilidade; também houve aulas de leitura e redação de textos argumentativos. A participação das duas alunas extensionistas foi importante para o desenvolvimento da metodologia proposta, quer na pesquisa e preparação do material didático para o desenvolvimento dos planos de aula, quer na convivência semanal com os alunos na escola. Em maio, os alunos estiveram na Univille, experienciaram atividades desenvolvidas interdepartamentalmente a partir do tema cidadania. Essa vivência foi uma oportunidade para conhecerem a universidade e estimulou o seu desempenho escolar e a vontade de cursar o ensino superior. No segundo semestre, enviaram cartas – sem obtenção de respostas - a Dimenstein, comentando as questões abordadas em seu livro e discutidas na escola. Nesse momento concretizou-se uma situação real do uso da escrita. Também com esse objetivo, houve a produção do Jornal da Turma - três edições nas quais relataram os fatos principais da sala, da escola e da comunidade. Em novembro, foram compilados os textos produzidos durante o ano, resultando numa brochura. A equipe de extensionistas esforçou-se para implantar o ensino profissionalizante na escola, discutindo com a administração da escola, reunindo-se com a direção do Cedup, e com a coordenação pedagógica do Senai e, ainda, fazendo contatos por e-mail, buscando parcerias com empresas. Essas discussões sempre ficaram embaraçadas nas questões político-econômicas mas, em sala de aula, resultaram em ampla discussão sobre o papel da escola e a função de seu Projeto Político Pedagógico. O projeto promoveu a auto-estima e confiança, perceptíveis nas falas espontâneas dos alunos e no seu envolvimento nas atividades propostas, demonstrando mais responsabilidade. Na sua continuidade em 2008, estimula o uso consciente da linguagem como instrumento de poder; permite relacionar a teoria aprendida na universidade com a prática docente, pode ser referência para atividades interdisciplinares e para práticas de ensino-aprendizagem mais atraentes.

Apoio / Parcerias: Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar

ISSN: 1808-1665