4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

Para Amar e Respeitar é Preciso Conhecer: Vivências em História e Artes Visuais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Ensino de História, Ensino de Artes Visuais, Espaços Culturais em Joinville


O projeto desenvolvido no segundo semestre de 2007, tinha por objetivo proporcionar o encontro de acadêmicos dos cursos de História e Artes Visuais em torno de questões que lhes são comuns, no desafio de sua formação profissional. Partindo do princípio de que para atuar em qualquer ambiente é preciso conhecer sua dinâmica, seus objetivos e suas estratégias de ação, o curso foi organizado em quatro módulos, a saber: (1) A Univille; (2) O PPP dos cursos de História e Artes Visuais; (3) Os Espaços de Fazer Cultura em Joinville e (4) Linguagens e Práticas Pedagógicas. Formatado inicialmente para duas turmas mistas, foi desenvolvido na prática com a turma da tarde e uma participação maior dos acadêmicos de História. A metodologia aplicada constava de encontros iniciais em que se construía uma noção coletiva do que se queria aprofundar e da definição das estratégias para tal. À coleta e interpretação dos dados, seguia-se a definição da metodologia para sua apresentação. O intercâmbio entre os cursos foi alcançado parcialmente nos encontros aos sábados, em que houve as sínteses gerais ao final de cada módulo. Estes momentos foram abertos a demais interessados, professores e alunos dos referidos cursos. Um dos pontos altos do projeto, foi o encerramento do primeiro módulo, com a visita ao CEPA Rugendas, em São Bento do Sul. O projeto contou com a participação da Profa. Sirlei de Souza, como voluntária, acompanhando e contribuindo em todas as fases do projeto. Ao todo foram 65 horas de atividades, com a participação de aproximadamente 20 participantes, entre alunos regularmente matriculados e participantes dos seminários de socialização. Em termos quantitativos, o resultado foi pequeno. No entanto, as discussões e o aprendizado foi significativo para todos os envolvidos.

ISSN: 1808-1665