4º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 26/05/2008 à 30/05/2008

Experiência de Educação Semi-Presencial com os Estudantes de Design: Projeto MID 2

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação semi-presencial, concepções intersubjetivas de conhecimento, Design instrucional

O projeto MID está em seu terceiro ano de desenvolvimento e seu principal objetivo refere-se à investigação, a nível prático e teórico, e desenvolvimento de material virtual de apoio às práticas de educação a distância (desenvolvidas no curso de Design da Univille em caráter semi-presencial, utilizando-se os 20 por cento da carga horária respaldados pela legislação nacional vigente). Para isso em 2006 e 2007 foram realizadas investigações para fundamentar a aproximação de professores e alunos do curso de design da Univille de atividades semi-presenciais com o apoio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) disponibilizadas pelo Ambiente Virtual (AVA) da Univille. Como resultado desta etapa delineou-se o perfil dos alunos e professores do curso de Design da Univille e produziu-se conteúdo de orientação a preparação de material didático de apoio a atividades semi-presenciais do curso que está sendo disponibilizando por meio de midias virtuais e impressas. O desenvolvimento deste material apoiou-se nas teorias de design instrucional e nas concepções intersubjetivas do conhecimento. Acredita-se que estes resultados contribuirão para a abordagem de conteúdos sintonizados com o perfil cognitivo e com os valores de expressão verbal e visual dos estudantes de Design. O desenvolvimento do projeto tem respaldo nas seguintes situações: pelo interesse do departamento de Design em capacitar seu corpo docente, para práticas de Educação a Distância; pela intenção da Univille em implantar um modelo de reorganização do espaço presencial de aprendizagem, adequado às mídias tecnológicas; pela carência de material de apoio as práticas pedagógicas a distância; pela necessidade de atualização da Univille, e por conseguinte do curso de Design, no tangente às possibilidades tecnológica contemporâneas aplicadas à educação.

ISSN: 1808-1665