13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Jogos ambientais: o lúdico e o pedagógico em favor do meio ambiente

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação ambiental, jogos lúdicos, meio ambiente

Levar ao âmbito escolar a discussão da relação homem-natureza devido a efervescência do tema na sociedade e pela realidade do desajuste ambiental no mundo, justifica-se a implantação da Educação Ambiental por meio de jogos interativos, mostrando a problemática ambiental para sensibilizar e conscientizar a sociedade, mais especificamente as crianças. Por serem agentes multiplicadores em relação ao contexto ambiental, as crianças estão em sintonia com as representações que o lúdico e o pedagógico lhes despertam. Neste sentido, o projeto “Jogos Ambientais: o lúdico e o pedagógico em favor do meio ambiente” embasado no objetivo geral: “promover a criação de jogos ambientais com caráter educativo a fim de propiciar o estímulo à sensibilização e conscientização ambiental das crianças, nas escolas, além de auxiliar a escola no seu papel social e ambiental”, centrou-se nos alunos das 4ªs e 5ªs séries da Escola de Educação Básica “Olavo Bilac”, do Distrito de Pirabeiraba (Joinville/SC). Foi utilizada a metodologia da pesquisa qualitativa, ligada a duas questões: aos fins, uma pesquisa explicativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou elaborar e aplicar jogos ambientais; e, aos meios, foi um estudo realizado na escola, com a utilização dos instrumentos de pesquisa e análise: da escola; dos jogos; dos alunos. Temas ambientais foram selecionados e, a partir destes, procedeu-se a elaboração de textos que foram utilizados em sala de aula antes da aplicação dos jogos. Para melhor acompanhar as crianças, realizou-se também, antes da aplicação dos jogos, um levantamento do perfil das crianças com a finalidade de captar o conhecimento infantil quanto à temática ambiental. Foram elaborados e aplicados três jogos: o “Jogo do Tabuleiro” com temas amplos, como: “relação homem-natureza”; “Jogo da Memória”, com o tema “animais em extinção da Mata Atlântica”; e o “Jogo do Quebra-Cabeça”, com o tema “Mata Atlântica”. Por meio do estudo, reconhece-se que a aplicação dos jogos estimulou a percepção das crianças para que relacionem o seu cotidiano com o meio ambiente, tendo possibilidade, também, de analisar o que ocorre no seu meio, podendo verificar descuidos com a natureza e, indiretamente, auxiliar na questão ambiental da sua comunidade. Além, ainda, de mostrar-lhes o lado social e de bem-estar pessoal ao preservar-se a natureza. Analisou-se que a aplicação dos textos com os temas relacionados auxiliou na compreensão da temática em estudo, possibilitando, às crianças, melhor desempenho durante a aplicação dos Jogos Ambientais.

Apoio / Parcerias: Projetos EduCA; Escola Olavo Bilac

ISSN: 1807-5754