13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Letramento Digital dos Alunos da Rede Municipal de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: letramento, digital, inclusão

O objetivo deste projeto é fazer um levantamento do grau de letramento digital dos alunos da rede municipal de ensino de São Bento do Sul. A grande preocupação, hoje, da educação, é a inclusão digital para garantir a empregabilidade de seus egressos. Entretanto, para que haja efetivamente essa inclusão, é preciso dar mais que ferramentas, mas também a informação de como utilizar e sua utilidade para a sociedade. Assim, a inclusão é feita via equipamento e orientação. 66,67% das escolas municipais de São Bento do Sul possuem laboratórios de informática. Apesar das diferenças encontradas de escola para escola, a pesquisa tem conduzido à premissa de que os alunos saem do ensino fundamental parcialmente letrados. As causas possíveis dessa situação seriam o grau de letramento do professor e a falta de orientador específico para os laboratórios. Segundo pesquisa do Ministério da Educação (MEC), a falta de supervisão para os alunos de escolas públicas tem feito com que a aprendizagem seja menor. Ao analisar as três últimas edições do Saeb, prova aplicada pelo MEC a fim de averiguar o conhecimento dos alunos do ensino básico, constatou-se que, alunos que utilizam computadores sem orientação têm desempenho menor. Tipo de pesquisa: quali/quantitativa, de cunho etnográfico. População: alunos e professores da rede municipal de ensino de São Bento do Sul. Amostra aleatória. A metodologia utilizada para a pesquisa é a seguinte: a) embasamento teórico; b) entrevistas com diretores das escolas municipais; c) entrevistas com alunos do ensino fundamental; d) aplicação de um instrumento de pesquisa aos professores de todas as disciplinas; e) aplicação de instrumento de pesquisa aos concluintes/egressos do ensino fundamental das escolas da rede municipal. Para a realização da pesquisa foram escolhidas 5 escolas distribuídas em cada região de São Bento do Sul, a fim de realizar a pesquisa e verificar as condições oferecidas para o letramento digital dos discentes. Das escolas pesquisadas, constatou-se que 60% possuem internet nos laboratórios de informática, os quais são freqüentemente utilizados. Entretanto, apenas 40% possuem supervisão para auxiliar os alunos. Em 80% das escolas, os laboratórios são utilizados para a realização de pesquisas em geral, leitura de notícias, apresentação de slides, digitação de textos, aprendizagem de música e jogos educativos. Hoje, 60% dos alunos utilizam ferramentas como editores de texto, planilhas eletrônicas e de mais aparatos para apresentação de seus trabalhos. Contudo 40% destes não utilizam à internet devido a não ter disponibilidade de internet nas escolas.

Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul

ISSN: 1807-5754