13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Seqüências didáticas para o ensino da geometria: Construções lúdicas com o Cabri Géomètre II.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Construções Ludicas, Geometria , Cabri Geometre II

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos atraentes em que a facilidade na comunicação permite a difusão da informação e a construção de conhecimentos a um compasso extraordinário. No que diz respeito à educação, estes avanços podem colocar o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem, permitindo-lhe investigar e explorar problemas, provocando contextos de aprendizagem mais ricos e significantes. Tendo em vista as dificuldades do ensino-aprendizagem da geometria, tema de relevância, tanto na educação básica como nos cursos superiores, há uma grande necessidade em buscar alternativas para amenizar estes problemas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é descrever as contribuições das construções lúdicas com o Cabri-Géomètre II para o ensino-aprendizagem da geometria. O Cabri-Géomètre II é um software de grande potencial para o ensino da geometria. Os ambientes de geometria dinâmica permitem uma abordagem e um estudo de forma inovadora. Ele permite o estudo e observação de regularidades matemáticas inerentes ao conhecimento matemático ao possibilitar ao aluno a construção, exploração e manipulação de figuras geométricas de um modo fácil. A revisão da literatura desta pesquisa mostra que a aprendizagem da geometria depende de ações como: experimentar, interpretar, visualizar e enfim demonstrar. Com base nesse referencial foi construída a metodologia da investigação que consiste em analisar e descrever as construções lúdicas realizadas no Cabri-Géomètre II, pesquisadas na Internet, bem como verificar os conteúdos matemáticos que podem ser estudados nessas construções. Nesta investigação, foram analisadas diversas construções lúdicas e verificou-se que em cada uma delas, há uma grande diversidade de conceitos geométricos envolvidos como: simetrias, perpendicularidade, paralelismo e outros. A partir destas, está sendo realizada uma nova construção de caráter lúdico, cujos conceitos matemáticos ainda estão sendo pesquisados. Ao longo da pesquisa, possível perceber que o uso do Cabri-Geométre II na elaboração de construções lúdicas permite utilizar diversos conceitos geométricos já conhecidos pelo pesquisador e outros que ainda precisam ser estudados e explorados. Isto nos permite afirmar que as construções lúdicas podem ser uma importante ferramenta no ensino-aprendizagem da geometria.

ISSN: 1807-5754