13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Estudo comparativo do uso do Biodiesel em motores estacionários frente ao diesel (derivado do Petróleo) utilizando as variáveis técnicas, econômica e ambiental.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Estudo comparativo do uso do Biodiesel em motores estacionários frente ao diesel (derivado do Petróleo) utilizando as variáveis técnicas, econômica e ambiental., Diesel, Biodiesel

Este trabalho tem como objetivo o estudo e a avaliação dos fatores técnicos, econômico e ambiental da utilização do biodiesel em relação ao diesel (derivado de petróleo). Para a avaliação foi usado um motor estacionário de combustão interna da marca Launtop de potência máxima 4.5 hp ( kW), operando com a sua carga nominal, utilizando uma mistura do tradicional óleo diesel (derivado de petróleo) e o alternativo óleo de soja (biodiesel), os óleos foram misturados manualmente durante o período de teste. As etapas foram avaliadas para as seguintes proporções de mistura diesel/biodiesel cobrindo de 0%, 25%, 50% e 100% e os resultados foram comparados ao desempenho do motor operando com diesel apenas. O motor trabalhou em sua carga nominal, com 3200 Rotações por minuto (RPM), a leitura da rotação foi feita através de um Tachometer Photo/Contact. Foram efetuados 5 testes somente com o diesel obtendo o tempo de consumo de cada teste foi feito uma média do tempo resultando um total de 06h26min. O consumo de combustível no motor foi medido pela variação do volume de combustível consumido e do intervalo de tempo correspondente. Com o auxilio do opacimêtro digital foram feitos testes com objetivo de analisar a opacidade da fumaça expelida pelo escape do motor. A análise econômica foi feita através do preço do litro dos combustíveis utilizados e quanto ao consumo do mesmo pelo motor. Até o presente momento todos os testes com o diesel foram executados, iniciando-se agora a fase de testes com o biodiesel que deverá estar concluído até a primeira semana de novembro quando serão feitas as analises técnicas, econômicas e ambientais.

Apoio / Parcerias: Somar S.A. Industrias Mecânicas

ISSN: 1807-5754