13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Os quadrinhos em sala de aula

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: quadrinhos, sala de aula, linguagem

Trabalhar com quadrinhos é adentrar num mundo literário ainda pouco explorado didaticamente, mas que extrapola a linguagem verbal incorporando em seu bojo a versatilidade da linguagem artística. O objetivo principal do projeto de pesquisa LEITOR - “A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento” - é a busca por elementos que auxiliem quanto ao uso das histórias em quadrinhos didaticamente em sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa foca-se principalmente na busca por autores que possuam em sua obra um caráter artístico/didático, mas também tem ainda como foco uma abordagem em relação à própria linguagem dos quadrinhos. Basicamente, no que diz respeito à este tipo de produção de narrativas, tem-se várias fases distintas das narrativas tradicionais e essencialmente verbais, desde a sua concepção inicial até sua finalização. Primeiramente, elabora-se um roteiro tradicionalmente verbal, porém ainda nessa fase são pensados e especificados o desdobramento da ação, os quadros principais e os textos a serem utilizados, incluindo-se aqui os diálogos dos personagens e as legendas do narrador. Salientando-se ainda que não necessariamente exista essa camada verbal, podendo ser exclusivamente visual. Tem-se assim um esboço da linha narrativa, sendo a história dividida em quadrinhos e páginas, apresentando uma visão completa de como será a história quadro a quadro. Quanto à sua estrutura, as histórias em quadrinhos também possuem peculiaridades que a distinguem de outros textos já que se constituem, basicamente, de elementos como personagens, ação, tempo, espaço e narrador, como em narrativas verbais, mas aliam essa linguagem com linguagem visual ao utilizar quadros (espaço), balões (pensamentos, falas, sentimentos), metáforas visuais (onomatopéias, marcas visuais). Portanto, ainda que o estudo da linguagem encontrada nas histórias em quadrinhos não seja necessariamente novo, trata-se de uma discussão que, além de estar em sintonia com uma tendência da atualidade, é uma forma de oportunizar uma aprendizagem prazerosa através de um mundo literário certamente ainda pouco explorado.

ISSN: 1807-5754