13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Processos de avaliação no contexto do ensino básico

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Avaliação, Arte, Educação

A pesquisa tem como objetivo investigar os processos de avaliação em artes visuais, buscando compreender as práticas avaliativas no contexto de Instituições do ensino básico de Joinville e do ensino superior, especificamente do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. A base conceitual da referida pesquisa está fundamentada em autores, como: Hernandez (1998, 2000), Perrenoud (1999), Boughton (2005), Zimmermann (2005), Estebán (2003, 2005), Hoffmann (2003), Vianna (1999), Hadji (2001), Depresbiteris (2007), Eisner (1998), Canen (1997), Alves (2004) dentre outros; além de seminários e grupos de estudos sobre avaliação no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa com foco em entrevistas semi-estruturadas, direcionadas a professores e alunos do ensino básico das redes públicas e particular. Nas categorias de análise foram confrontadas as respostas dos professores e as dos seus respectivos alunos. Essa categorização abrange conteúdos/conceitos de arte; participação ou não dos alunos nos critérios de avaliação; enfoque de avaliação tradicional (produto final) ou avaliação formadora (processo/produção artística); julgamentos de valores e dificuldades dos professores nos processos de avaliação em arte. Na categorização sobre o que é avaliado na disciplina de Arte, 100% dos professores entrevistados responderam que avaliam o produto final, focado em releituras, provas e em textos sobre a biografia de artistas. Com relação aos critérios de avaliação observam-se equívocos, que ora são confundidos com conteúdos, e, ora são de natureza comportamental. Quanto a socialização dos critérios com os alunos, 90% dos professores afirmam não socializar os critérios de avaliação com seus alunos e 10%, o faz parcialmente. No entanto, com relação à retomada e recuperação de notas, 100% dos professores afirmam que propõe recuperação, dando oportunidade para que os alunos refaçam suas produções, recuperando a sua nota. No que diz respeito às dificuldades encontradas em avaliação na disciplina de Arte, os professores apontam a ausência de livros específicos em arte nas bibliotecas das escolas; a falta de sala ambiente para o ensino da arte (95% das escolas não possuem sala específica para arte); a falta de materiais; excesso de alunos em sala (média de 45) e, como a maior dificuldade apontada por 100% dos professores entrevistados, a limitação da carga horária de 45minutos por aula.

ISSN: 1807-5754