13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Processos de avaliação em artes visuais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: avaliação, arte, educação

A pesquisa objetiva investigar os processos de avaliação em artes visuais, buscando compreender as práticas avaliativas no contexto de Instituições do ensino básico e ensino superior, especificamente do curso de licenciatura em Artes Visuais da Univille (Universidade da Região de Joinville). A base conceitual da pesquisa está fundamentada em autores como: Hernandes (1998/2000), Perrenoud (1999), Hoffmann (2003), Barbosa (2005), Boughton (2005), Zimmermann (2005), Estebán (2003, 2005), Vianna (1999), Hadji (2001), Eisner (1998), Depresbiteris (2007), Canen (1997), Alves (2004), dentre outros. Foram realizados grupos de estudos mensais no Núcleo de Pesquisa Arte na Educação (NUPAE), abrangendo questões sobre o tema. O aporte conceitual da pesquisa compreende que a avaliação é mais que medida é uma representação construída e instituída do valor escolar e intelectual, e inscreve-se em uma relação social específica envolvendo avaliado e avaliador. A abordagem metodológica dá ênfase qualitativa apóia-se em entrevistas semi-estruturadas com professores de arte e seus respectivos alunos do ensino básico e ensino superior. Nas categorias de análise foram confrontadas as entrevistas dos professores e de alunos. Concluiu-se que o que é avaliado na disciplina de arte para 100% das respostas é o produto final, cujo foco ainda está na releitura e provas referentes à biografia de artistas. Ao se refletir sobre o processo de julgamento de valores na avaliação em Arte não há como desviar de questões centrais que norteiam a Arte Educação contemporânea que desafiam as ortodoxias tradicionais e apontam como relevantes: a qualidade de produção de imagens; a relação da arte com o contexto; as relações entre arte popular e as belas artes; a influência tecnológica na produção artística contemporânea e as questões de gênero. Quanto aos critérios observou-se que ora são confundidos com os conteúdos, ora são de natureza comportamental. Quanto à socialização dos critérios, 90% dos professores afirmaram a não socialização com seus alunos e 10%, o fazem parcialmente. Com relação à retomada e recuperação de notas, 100% dos professores propõe recuperação, oportunizando-a através de outras produções. Alguns indicadores como: a falta de livros específicos em arte na biblioteca escolar; ambiente adequado para o ensino da arte; escassez de materiais; excesso de alunos em sala e limitação da carga horária, dizem respeito às dificuldades encontradas pelos professores.

ISSN: 1807-5754