13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: Aspectos Conceituais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: avaliação, processos de aprendizagem, aspectos conceituais

A pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” desenvolvida na Universidade da Região de Joinville - Univille, tem se fundamentado em estudos científicos de autores, como: Hernández (1998, 2000), Perrenoud (1999), Estebán (2003,2005), Hoffmann (1996, 2003, 2005), Barbosa (2005), Luckesi (2005), Bought (2005), Zimmerman (2005), Sevigny / Fairchild (2005), Hadji (2001), Alves (2004), dentre outros. Conforme Perrenoud (1999) os estudos contemporâneos sobre os mecanismos de avaliação avançam para uma concepção democrática, através de reflexões que alargam os horizontes do conhecimento, abarcando novas formas de aprendizagens que valorizam o processo formativo. Tal aporte aponta para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda compreende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasadas em exames e provas que buscam a homogeneização dos aprendizes, em dissonância com as concepções de aprendizagem que valorizam a heterogeneidade. Na ação de formação, Hadji (2001) aponta como critério para designar a avaliação formativa o lugar da avaliação, isto é, quando a avaliação precede a ação de formação sua função é diagnóstica, quando ela ocorre depois da ação de formação sua função é cumulativa, mas quando situada no centro da ação de formação é formativa, e sua função principal é levantar informações que contribuam para uma boa regulação da atividade de ensino. É a serviço do que é colocada que se caracteriza a formatividade, em síntese, é a vontade do avaliador em querer ajudar o desenvolvimento do seu aprendiz que torna a avaliação formativa, o que a constitui numa “utopia promissora”, pois indica o objetivo e não o caminho. O avanço das concepções de avaliação burocrática para a democrática pressupõe reflexões mais amplas voltadas para um currículo escolar integrado. Concomitantemente estão sendo realizados seminários e grupos de estudos sobre avaliação, no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – NUPAE, propiciando reflexões sobre o tema. A pesquisa investigou o cenário das práticas avaliativas em arte do ensino superior, articuladas ao ensino básico, sendo a abordagem metodológica qualitativa, com foco em entrevistas semi-estruturadas, direcionadas a professores e alunos do ensino básico e do ensino superior. As categorias utilizadas para análise das informações coletadas são: conteúdos/conceitos de arte, critérios para avaliação, participação dos alunos na elaboração desses critérios, avaliação tradicional (produto final) ou formadora (processo/produção artística), julgamentos de valores, dificuldades nos processos de avaliação em arte. Esses dados foram confrontados e interpretados pelas categorias acima citadas.

Apoio / Parcerias: Univille

ISSN: 1807-5754