13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

Gêneros acadêmicos, a formação do professor para o ensino e a leitura e produção pelos universitários

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: produção, universitários, professores

O projeto “Gêneros acadêmicos, a formação do professor para o ensino e a leitura e produção pelos universitários” visa coletar dados acerca da leitura e da produção de textos desenvolvida pelos acadêmicos dos cursos de Direito e Administração da UNIVILLE, campus São Bento do Sul. Outra atividade se relaciona à identificação das formas de mediação dos professores para a realização desses processos de construção textual. Para subsidiar a coleta e análise dos dados, foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema “gêneros acadêmicos”, além de coleta de trabalhos produzidos pelos alunos e aplicação de instrumentos de pesquisa para professores e alunos. Já foi possível detectar que não há grande volume de produção textual nas disciplinas, que a autonomia do aluno em relação à produção de gêneros acadêmicos é deficitária e que o professor não revela domínio sobre o conjunto de gêneros do meio, contribuindo para a restrição do domínio da produção e da leitura pelos alunos. A principal conclusão obtida pela análise realizada - ainda em processo – aponta para a necessidade de formalização de oportunidades de trabalho na área de leitura e produção de gêneros acadêmicos na UNIVILLE, tanto para professores quanto para alunos.

ISSN: 1807-5754