13º Seminário de Iniciação Científica

De 20/10/2008 à 24/10/2008

O significado da violência e o sentido da não violência

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, JOINVILLE

Palavras-chave: Violência, Professor, Escola

O fenômeno da violência está presente em todas as esferas da sociedade. A partir da célula base que é a família até os aparatos sociais como a escola, igreja, mercado de trabalho e nas relações fortuitas do cotidiano. A questão da violência é complexa, portanto não apresenta uma causa específica, por essa razão é compreendida de forma diferente dependendo do contexto histórico, social e geográfico em que é empregada. No que concerne à violência nas escolas, seu avanço e constância tem sido uma preocupação de todos os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem, sendo que o professor tem se queixado do comportamento agressivo dos alunos. A pesquisa se faz de forma qualitativa e com caráter fenomenológico, a qual se propõe a compreender como o professor sente e age em relação ao comportamento violento dos alunos. O instrumento para coleta de dados consiste em entrevista semi-estruturada, gravada e transcrita, aplicada com professores de uma escola no município de Joinville. Acredita-se que o sentimento do corpo docente no que se refere ao fenômeno da violência deve ser uma variável a se considerar no processo educacional que visa à formação de um cidadão mais ético e comprometido com o mundo em que vive. Ao se compreender como professores lidam com o comportamento agressivo dos alunos, poderá ser possível intervir de forma mais consciente no sentido de lidar com esse fenômeno no ambiente escolar.

ISSN: 1807-5754